A desfiguração humana e social
Retomemos para reflexão o Plano de Deus para a criação, sobretudo para nós, seus filhos amados.
Preparou nossa casa: um mundo completo, com tudo que precisamos para viver em plenitude e ser felizes.
Criou-nos com amor e carinho, a sua imagem e semelhança. Dotou-nos de capacidade e inteligência privilegiadas, superando todos os outros animais. Sobretudo, nos fez livres.
No entanto, a liberdade, que deveria ser um verdadeiro tesouro, se bem usada; associada ao pecado do orgulho, tornou-se a grande inimiga do homem. Achou-se no direito de se livrar de Deus, de dirigir sozinho os caminhos da sua vida e o homem perdeu a direção, perdeu os valores e o verdadeiro sentido da vida.
Em sentido amplo, desfigurou-se.
Lembramos aqui o episódio da transfiguração de Cristo, uma amostra do que seja a vida plena, o paraíso sonhado por Deus. Os próprios discípulos sentiram isso: “é bom estarmos aqui...” e manifestaram o desejo de perpetuar a situação: “vamos construir três tendas...”. Mas não conseguiram trazer para a realidade terrestre o que os encantou... foram vencidos pelas garras do mundo...
Vemos a desfiguração e sentimos seus efeitos:
Por conta do egoísmo que leva o homem a olhar apenas para si, fechando a porta do amor que se abre para fora...
Por conta do autoritarismo, da exclusão, discriminação e perseguição. Acentua-se cada vez mais o individualismo e a competição. Desaparece a sociedade fraterna e cresce uma sociedade de "inimigos".
Por conta da cultura do ter quanto mais e sempre o melhor, esquecendo-se do valor do ser...
Por conta da desordem que assola o mundo, cada dia mais violento, desumano.
Por conta da desigualdade social e da injustiça que produz fome, miséria e morte... Não formamos um mundo de irmãos, filhos do mesmo Pai nem somos iguais em nossos direitos e deveres; não somos iguais porque não somos fraternos.... Nem todos têm as mesmas condições de uma vida digna.
Por conta das crianças abandonadas e dos idosos mal cuidados...
Por conta da exploração do semelhante, econômica e moralmente, transformando pessoas em objetos de lucro e de prazer... Lembramos aqui a Campanha da Fraternidade deste ano que reflete a realidade cruel do tráfico humano: semelhantes explorando semelhantes, irmãos, inimigos mortais de irmãos.
Por conta da praga do álcool e das drogas, uma ameaça constante na vida dos jovens e adolescentes.
O coração humano está sendo devorado pelo desamor...
O homem precisa mudar, o mundo precisa mudar. Precisamos recuperar nossa verdadeira identidade de filhos de Deus. Precisamos nos transfigurar e transfigurar o mundo. Precisamos neutralizar a ação do mal, estimulando o bem.
Deus quer o Céu aqui na terra: corações pacificados e pacificadores.
Que São Miguel, combatente ferrenho contra as maldades no mundo, nos ajude.
- Tags
- religiosidade
- fé
- reflexão
- sociedade