Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A fisioterapia no pré-natal

Em fase de crescimento, esta área da Fisioterapia já está sendo bem procurada e muito aplicada, com resultados positivos.

O objetivo principal é preparar as gestantes desde o 1º mês gestacional para o trabalho de parto, através de orientações, exercícios leves e alongamentos a partir do 4º mês gestacional. É realizada a preparação das mamas para o aleitamento materno prevenindo assim as fissuras e trabalhando na formação do bico nos casos de bico plano, pouco protuso, pseudo-invertido ou invertido.

Os exercícios são realizados de acordo com a fase em que a gestante se encontra, utilizando a bola suíça, bastão, bolinhas, faixas elásticas e sempre com posicionamento adequado e confortável para a futura mãe.

As orientações são indispensáveis, para que tudo seja realizado corretamente visando à saúde e o bem–estar da gestante e do bebê.

Para a preparação das mamas são ensinadas, às futuras mamães, técnicas fáceis de serem aplicadas, as quais elas podem fazer em casa sem nenhum problema.
A drenagem linfática é muito utilizada para prevenir e diminuir os edemas que ocorrem principalmente em tornozelos.

Para alívio de dores lombares e das panturrilhas, é utilizada a massagem clássica e a relaxante.

Em cada fase da gestação, temos um objetivo e uma série de orientações a passar. Desta maneira, a gestante fica preparada, física e psicologicamente, para as fases seguintes, principalmente, para o trabalho de parto.

Em Colombo, na Maternidade Alto Maracanã as gestantes tem acompanhamento da equipe de Fisioterapia Obstétrica até na hora do parto. Isto ajuda em muito, passando tranquilidade e confiança para as mesmas.

A equipe multidisciplinar é muito importante, onde há comunicação e auxílio de todos, desde médicos obstetras, enfermeiros, fisioterapeutas, e demais profissionais que atuam na área.

Desta maneira, toda gestante tem o apoio necessário, tendo o Fisioterapeuta um papel importante, atuando com exercícios que auxiliam nas contrações e aumentam a dilatação, tornando o trabalho de parto mais simples, com menos dor, mais tranquilo e mais rápido.

Hoje, poucos hospitais e clínicas contam com o profissional de Fisioterapia atuando na maternidade e principalmente no centro obstétrico, contudo, com o devido reconhecimento e bom trabalho realizado, futuramente, isto será mais abrangente, levando maior conforto e tranquilidade nesta fase tão especial na vida das mulheres.

Comentários