A história da maçã
A humanidade paga o pato pelo vacilo do Adão já faz tempo. Tem gente, os misóginos, que diz que a culpa é da Eva; tem quem jure que a vilã verdadeira é a serpente; os mais cordatos asseguram que os três – Adão, Eva e a serpente – são responsáveis, pois não existe prevalência numa relação e por isso os três têm culpa no cartório. Têm outros que vão mais longe e dizem que nenhum dos três é o verdadeiro culpado já que eles eram, na verdade, testas de ferro de Deus que é um sádico ditador que queria se distrair vendo a humanidade penar. Alguns, que não se intimidam diante de nada, recitam: “a estória da maçã é uma puta safadeza, Adão comeu a Eva e a maçã de sobremesa”. E tudo por causa de uma maçã...
Culpados ou não o fato é que desde que aconteceu esta estória os homens caíram em desgraça, penam pelo mundo sem destino certo, não sabem o que desejam e principalmente, têm que ganhar seu sustento com o suor do seu rosto.
Era exatamente isso que faziam, ganhar o sustento com o suor do rosto, os palhaços Besteirologistas Dr. Zabobrim e Dr. João Grandão. Entraram no quarto de uma garota de16 anos e o Dr. Zabobrim já foi logo pedindo a mão da garota em casamento. É sempre assim, começam pedindo a mão, mas já estão de olho em todo o resto...É a tal estória da maçã...
- Ei, Zabobrim! Que negócio é este? As coisas não são assim! Você mal conheceu a menina e já vai pedindo ela em casamento!
Enquanto o Dr. João Grandão advertia o colega mais afoito, entrava uma copeira com a bandeja do almoço. Mal entrou no quarto e o Dr. Zabobrim tomou a bandeja de sua mão e a ofereceu, com muita galhardia, à sua mais nova musa inspiradora:
- Tome. Mandei trazer para você.
A menina pegou a bandeja, examinou seu conteúdo e pareceu aprová-lo. Só recusou a sobremesa, devolveu a maçã ao palhaço. A maçã de novo...
O Dr. João Grandão tentou ajudar seu parceiro:
- Para ela aceitar a maçã é preciso que haja um bom motivo, nada pode ser assim... Sem um sentido maior! Lembra da estória da maçã na bíblia? Eva não aceitou a maçã de Adão, mas sim da serpente!
O Dr. Zabobrim não teve outra alternativa senão concordar com seu parceiro que rapidamente bolou uma tática infalível:
- Vamos resolver esta questão: Zabobrim, você será Adão, a garota fará o papel da Eva e eu serei a serpente que oferece a maçã.
O Dr. Zabobrim gostou da idéia e começou a se aquecer quando olhou para a mãe da garota que assistia a tudo num misto de incredulidade e alegria.
- E ela, vai fazer o quê?
- Ela será a árvore do fruto proibido!
E lá foi a mãe da garota para o meio do quarto, braços abertos e esticados como se fossem galhos de uma frondosa árvore. E era uma árvore risonha, ela não conseguia parar de rir. A garota parecia não acreditar no que via, pois não conteve uma sonora gargalhada.
Tudo ajeitado já era hora de começar a função.
Chega Adão, caminha até Eva, aproxima-se por trás dela, tapa seus olhos e pergunta em tom sedutor:
- Adivinha quem é?
Novas risadas. O Paraíso era realmente bem alegre...
Finalmente entra a serpente com a maçã em sua mão, se esgueira pelo quarto, passando pela árvore chega bem próximo de Eva e emite seu som:
- Tssss, Tssss
Nesse momento a porta do quarto se abre, é o pai da menina que chegava. Então a serpente fala:
- Adão, veja quem chegou!
A serpente e Adão exclamam surpresos num pequeno jogral:
- Deus!!
O paraíso inteiro ri e Deus é convidado a entrar.
- Entre e fique à vontade.
O pai da garota, digo Deus, sentou-se na poltrona e mesmo sem entender direito o que acontecia gostava do que via; afinal tanto sua esposa quanto sua filha pareciam bastante alegres e riam muito.
Tudo em paz no paraíso até que começam as primeiras desavenças. A serpente acabara de começar um pequeno leilão:
- Olha a maçã! Quem vai querer esta maçã?
Para espanto geral, os dois, Eva e Adão, dizem querer a tal maçã.
- É minha!
- Nada disso, é minha!
- Mas eu falei primeiro!
- Não senhor, a maçã é minha!
Então a serpente arrisca um conselho:
- Tsss. Adão, as mulheres primeiro! Tsss.
Mas Adão está irredutível:
- Nada disso, eu falei primeiro, a maçã é minha!
Então a serpente o repreende e apontando o seu dedo para Deus que está sentado logo ali, adverte Adão:
- Não é só por que você é filho Dele que vai poder fazer tudo o que quiser!
Adão não gosta da advertência e parte para o ataque pessoal:
- E você sua cobra esquisita, quem você pensa que é?
Adão ofendeu o orgulho da serpente que não gostou nada de ser chamada de “cobra esquisita”. Deus assistia tudo sentado em seu trono e com um sorriso esboçado nos lábios. A maçã acabou ficando com a Eva; Adão e a Serpente saíram do quarto brigando e discutindo muito.
A paz no Paraíso estava mais uma vez encerrada. E eu pergunto ao leitor: de quem foi a culpa afinal?
- Tags
- nando bolognesi