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Publicado: Quarta-feira, 20 de setembro de 2006

A importância de um Sistema Cicloviário nas Cidades

É sabido e notado que a cidade de Itu está prestes a ter que passar por uma revolução enorme em seu sistema viário, principalmente em todo grande entorno da cidade, envolvendo avenidas, ruas e praças da cidade, avançando o perímetro urbano do Município.

Uma vez que todos os acessos e rodovias estão sendo “adequados” ao progresso, só esqueceram (como na maioria das vezes) de incluírem os transportes alternativos em seus projetos.

Está chegando a hora em que as obras se tornarão responsabilidade do Município, como já vem acontecendo em várias delas como no inicio da Av. Caetano Ruggieri no trecho do CDHU até a entrada do loteamento São Camilo, na entrada da cidade pelo Parque do Varvito entre outras obras mais complexas como a duplicação da Itu/Salto, etc.

Temos que aproveitar estas oportunidades e fazer o serviço completo, como manda realmente as leis. (Lei Nº 10.095, de 26 de novembro de 1998).

Devemos pedir a participação do povo, daqueles que realmente utilizam a bicicleta em seu dia a dia.
Eu por trabalhar com pinturas já há um tempo, estou envolvido diretamente com a construção civil, e por diversas vezes passei pela situação em que toda a didática e técnica obtida pelos engenheiros e arquitetos são superadas pela experiência e conhecimento daqueles que realmente estão em contato direto com o trabalho e seus produtos, sejam eles: pedreiros, carpinteiros, pintores, encanadores, marceneiros, etc. Todos têm a vantagem de estarem diretamente ligados ao funcionamento e desenvolvimento das ações futuras. Todos sabem suas causas e conseqüências futuras.

Creio que este princípio seja muito importante para a conclusão destes benefícios que estão sendo feitos para a cidade de Itu. Estas ações visam não só melhorar nossas atuais condições, mas também lançar um olhar para uma melhor condição de vida para o futuro.

Hoje em dia um sistema cicloviário é o inicio da implantação de projetos em locais que visam a auto sustentabilidade. Ele valoriza o local, dá um ar de progresso e responsabilidade ambiental, incentiva o turismo, o lazer, a prática esportiva, além de beneficiar milhares de pessoas que utilizam o beneficio, seja ele em condomínios ou no sistema viário municipal.

Em alguns municípios existem leis que impedem a construção de novos loteamentos (abertos ou fechados) que não incluam em seus projetos um sistema cicloviário interno e com acesso para suas saídas e entradas.

Para que possamos caminhar com passos certos rumo ao progresso e em tempos de Plano Diretor, fica aqui meu alô.
Afinal Ciclovia é Lei, e como muitas Leis, esta também deveria ser cumprida.

Ou será que não?

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