Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A Indispensável Presença de Deus

Em face da crescente onda de assaltos e crimes a modernidade criou as câmaras de segurança, instaladas, no princípio, em bancos e prédios, hoje até em ruas, praças, lugares públicos onde se entendam façam-se necessárias.
 
Para nós, simples cidadãos, temos que a televisão em suas reportagens, documentários, noticiários jornalísticos e demais programações nos revelam tudo, através de suas câmeras, de maneira que, sit et in quantum, podemos nos considerar sumamente atualizados.
 
Nessa atualização continua e permanente, constatamos que a presença de Deus, se encontra totalmente ausente, ou seja, trata-se de personagem inexistente que integra exclusivamente a individualidade de cada um. Surge assim, com espontaneidade, o problema da Sua existência ou não.
 
Não nos cabe discutir aqui essa questão de alta indagação, que atinge os lindes mais altos da filosofia e teologia, mas partindo da nossa origem cristã, se faz necessário questionar se estamos seguindo o caminho desejado pelos predecessores ou se nos afastamos dele, emaranhando-nos pela selva dos tumultuados labirintos e ramificações da globalização.
 
Parece-nos que a última hipótese é que está acontecendo, pois, pela ótica cristã, torna-se evidente, que a ausência de Deus é facilmente constatada pela pouca felicidade existente em todo o contexto social. A violência que integra o cotidiano com delitos comuns e inimagináveis, a insatisfação com os próprios salários e rendimentos, dificultando ou até impedindo o acesso a necessários bens de consumo, pela maioria, evidentemente não constituem benesses divinas. Se Deus é esquecido, Ele tem motivações de sobra para não se lembrar da “gente”.
 
Pode-se afirmar, com total segurança que, para se encontrar a relativa felicidade neste mundo, é indispensável a presença de Deus em nossas vidas. Quanto mais nos aproximarmos dele, evidentemente mais graças receberemos. Não é natural a ajuda a pessoas mais próximas e gentis do que às mais distantes e grosseiras?
 
Portanto, a solução dos inúmeros problemas e aborrecimentos que afligem a espécie humana, tem solução ao alcance das próprias mãos. Basta seguir os preceitos do Cristianismo, religião inserida em nossa nacionalidade, desde o seu início, onde se encontra, entre outras, aquela passagem evangélica tão confortadora: “buscai primeiro o Reino de Deus que tudo o mais vos será dado por acréscimo.” (Mt, 6,33).
Comentários