A revolta da caxirola
Faltando pouco mais de um ano para o início da Copa do Mundo, o Brasil – e o mundo – conferiu uma das cenas mais curiosas da história do futebol: a revolta da caxirola. O cenário foi a nova Fonte Nova, durante um agitado Ba-Vi, o clássico entre Bahia e Vitória.
O Bahia não vence há mais de um mês. Neste Campeonato Baiano, já havia sido goleado pelo rival rubro-negro – justamente na reinauguração do estádio. A torcida está impaciente com a diretoria do clube, que já foi campeão brasileiro em 1988 e hoje amarga péssimas campanhas.
O estopim para a revolta foi a nova derrota para o arquirrival, neste domingo (28/4). Irritados, os torcedores arremessaram para dentro do campo a primeira coisa que viram à mão: a famigerada caxirola, um instrumento musical criado pelo músico Carlinhos Brown. A área de escanteio ficou repleta desses instrumentos, que deve ser o “som oficial da Copa do Mundo FIFA 2014™”.
(Abro parênteses para deixar o comentário do jornalista Juca Kfouri sobre a tal da caxirola: “A vuvuzela foi um porre na Copa passada, mas era uma tradição na África do Sul. A caxirola é uma invenção bizarra, um plágio do caxixi, o chocalho de palha que complementa o berimbau. A presidenta endossa um troço que custará R$ 20, produzida por uma empresa norte-americana associada a Brown... Ou seja: vão introduzir uma barulheira não usual em nossos estádios. E ganhar muito dinheiro”.)
Não é correto que se arremesse objetos dentro de campo, principalmente num clássico tão apimentado como o Ba-Vi. Mas também não é certo enfiar goela abaixo do torcedor um “instrumento musical” enfadonho como essa caxirola e ainda lucrar com isso. Some a isso o péssimo desempenho do Bahia em campo e o resultado é a revolta do torcedor.
A caxirola até pode cair nas graças da torcida – esperar o que de quem só grita “lê, lê, lê, ô, Brasil” durantes os jogos da seleção? –, mas ninguém vai esquecer que ela foi introduzida forçadamente na cultura do futebol brasileiro. Quem sabe o som da caxirola aí? Quem já pegou na caxirola (no bom sentido)?
A caxirola será o som oficial da vergonha alheia.