Publicado: Segunda-feira, 2 de março de 2009
Algarve, as banhocas mais quentinhas de Portugal
Bateu uma nostalgia de verão português!! Tivemos uma ante-estréia durante o carnaval, mas hoje o inverno já deu as caras, portanto o tema escolhido é ideal para aquecer as idéias: o Algarve.
Algarve faz fronteira a norte com Alentejo, sul e oeste com Oceano Atlântico, e a leste com Rio Guadiana, que faz fronteira natural com Espanha.
Essa é a região mais famosa de Portugal, que atraia muitos turistas, principalmente alemães, ingleses, irlandeses, franceses, espanhóis e escandinavos, devido ao clima ameno durante todo o ano, uma vez que possui as melhores condições climatéricas em toda Europa.
A sua posição geográfica contribui imenso para esse aspecto, influenciado pelo norte da África e pelos oceanos Atlântico e Mediterrâneo, raramente tem dias chuvosos, mantém uma temperatura entre 15 e 31 graus. Suas praias belíssimas e paisagens naturais, a torna a mais turística região de Portugal.
O termo Algarve provem do árabe “al-Gharb al-Ândalus, uma vez que, junto com Andaluzia, era o mais importante centro muçulmano da época da “Hispânia Islâmica”, sendo assim grande centro islâmico de cultura, ciência e tecnologia.
O Algarve foi a ultima porção de território português a ser definitivamente conquista aos mouros, no reinado de D. Afonso III, em 1249. Mas apenas em 1267, no Tratado de Badajoz, foi reconhecida a posse do Algarve como sendo território português, devido as pretensões do Reino de Castela.
A região ocidental do Algarve é designada por Barlavento e a oriental por Sotavento. A designação deve-se com certeza ao vento predominante na costa sul do Algarve, sendo a origem histórica desta divisão incerta e bastante remota.
Mas, nos dias de hoje, é o turismo a principal atividade económica da região algarvia. Junto com Lisboa e Porto, Algarve apresenta nas últimas décadas um grande crescimento populacional, isso devido a migração de pessoas para lá e também estrangeiros que escolhem o Algarve para viver.
O Aeroporto Internacional de Faro, capital da região, constituiu um grande impulso para a afirmação do Algarve como estância balneária a nível internacional. Atualmente é o segundo aeroporto mais movimentado de Portugal, tendo transportado em 2007 aproximadamente 6 milhões de passageiros. Apesar de grande parte do turismo ser estrangeiro, o Algarve é o principal, lugar de férias dos portugueses, vindos de todo o pais, sendo o mês de Agosto o clímax das férias européias.
Destaque para Vilamoura, Albufeira e Praia da Rocha, lugares incrivelmente fantásticos.
A prática esportiva tem contribuído imensamente para procura dessa região, começando com o Campeonato Europeu de Futebol, em 2004, que teve alguns jogos realizados em Faro, campeonatos mundias de Voleibol, Golf e a passagem do Rally Lisboa – Dakar em 2006 e 2007. Acrescenta-se a isso eventos musicais, como Algarve Summer Festival, e Portimão Air Show (festival aéreo realizado em 2008).
Na gastronomia destaca-se evidentemente os frutos do mar, combinados com aromas fortes do campo, resultado da presença histórica romana e árabe. Desde o famoso “Arroz de Lingueirão” de Faro, as sardinhas assadas de Portimão, aos doces “Dom Rodrigo” de Lagos, encontramos maravilhas para todos os gostos. A vila de Monchique destaca-se pela Suinicultura, com os conhecidos enchidos feitos com carne de porco, e presuntos. A aguardente de medronho também atraia gente de toda parte para saborear, juntamente com os licores. Algumas iguarias curiosas: Carapaus Alimados, Xarém, Raia Alhada, Assadura a Monchique, Polvo no forno com entrecosto, Colchão de Noiva, Garganta de Freira, Queijo de figo e amêndoa, Filhós, Folares.
Querem ir para lá? Eu também!!!
Comentários