Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 15 de maio de 2008

Alimentos Termogênicos

Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos também são estimulantes!
Você já pensou que pode estar emagrecendo mais do que o habitual comendo deliciosos alimentos? Pois é, incluir alimentos termogênicos no dia-a-dia faz com que isso se torne possível. Esses alimentos fazem a termogênese, ou seja, levam o nosso corpo a gastar certa quantidade de energia durante todo o processo digestivo.
 
O efeito térmico vai variar de acordo com a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína, do que após a ingestão de gordura. Quanto mais durar a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto de calorias.
 
Os alimentos termogênicos são responsáveis por mais ou menos 10% do gasto total de energia do corpo e quando estão associados a condimentos, potencializam o seu efeito.
 
Podemos citar alguns exemplos, como: gengibre, mostarda, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve-flor, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate (amargo).
 
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Beber, por exemplo, de oito a dez copos diários de água gelada queima cerca de 200 calorias, porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
 
Vamos falar um pouquinho de alguns alimentos e de como eles ajudam acelerar o metabolismo:
> Gengibre:
Trabalho feito na China apontou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Quantidade diária: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes.
 
> Pimenta-vermelha:
Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade diária: 3 g, 2 vezes.
 
> Chá Verde:
Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo. Quantidade diária: 1 xíc. (chá) de 5 a 10 minutos antes das refeições.
 
Se você deseja realmente emagrecer sem que os quilinhos extras voltem, faça uma dieta balanceada sempre com o acompanhamento de um profissional da área e mantenha o equilíbrio entre as quantidades dos alimentos e a combinação correta.
Ah! Só mais um detalhe: não ingira os alimentos termogênicos muito tarde, pois eles também são considerados estimulantes. Por isso, consuma de forma moderada para que tenha uma noite de sono bem tranqüila! Até a próxima!
Comentários