Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Ano Novo, Dieta Nova!

Ano Novo, Dieta Nova!
Uma Dieta Nova deve conter alimentos saudáveis!

         Começando 2008, Ano Novo chegando e muitos em busca de uma dieta nova que leve embora os quilinhos a mais que foram ganhos nas festas de final de ano. Mas calma! Não adianta se desesperar, pois ninguém emagrece tão rápido assim.

A perda de peso ocorre com qualquer redução de calorias na alimentação diária, mas, de forma duradoura, apenas com dietas balanceadas e nada de dietas radicais, como: "Dieta da proteína", "Dieta da lua", "Emagreça dormindo" e por aí vai ...

O emagrecimento pode ser prazeroso sim! E até definitivo! Mas ele tem que ser encarado com a maturidade de quem quer ser saudável para ser bonito. A persistência e calma para quem quer emagrecer é fundamental.

Alguns erros comuns, como pular refeições é comum entre o público que está sempre fazendo dieta. Mas é aí que mora o grande erro, pois o jejum nesse período é prejudicial à nossa saúde em vários aspectos, por exemplo, podemos exagerar na próxima refeição e o nosso organismo reage ao jejum com redução do gasto calórico, e consequentemente, isso dificulta a perda de peso.

Outro mito comum é que comer depois das 8 da noite engorda. Não há estudos sobre isso, sendo que o maior problema são os excessos que podem ocorrer no jantar, influenciando na qualidade da digestão e do sono noturno.

Falar que certos alimentos "queimam gordura" também não é correto, pois todo alimento é metabolizado pelo organismo causando um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas, mas ao mesmo tempo, por ser de absorção muito rápida, pode dar a sensação de forme mais cedo.

Mais uma polêmica é o da suspensão da carne vermelha da dieta. Não há alimento ruim e sim, dieta ruim. A carne vermelha é muito importante para a nossa saúde, pois contém ferro em sua forma de mais fácil absorção. Os riscos estão no fato de serem também fontes de gorduras saturadas, em geral, e de colesterol.

Por isso, pessoal, muita atenção para escolher uma dieta. Consulte sempre um(a) nutricionista, pois só um profissional capacitado pode tirar todas suas dúvidas e fazer um plano alimentar adequado e individualizado.

Comentários