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Publicado: Domingo, 21 de outubro de 2001

Aprendizagem na Educação

Desde que nascemos, iniciamos o processo de aprendizagem e este nos acompanha por toda a vida. Quando entramos na escola, de alguma forma, formalizamos esse processo e damos início a uma busca de capacitação para enfrentar melhor a vida. Mas o que é isso? Saber ler e escrever, fazer contas e ter uma idéia de como funciona o mundo é certamente um dos objetivos. Desenvolver a capacidade de aprender é outro. Porém, a grande maioria das escolas optou em dar maior ênfase em transmitir conhecimento ao invés de preparar as pessoas para realmente utiliza-los. Pode parecer uma heresia afirmar tal coisa, mas a verdade é que os sistemas de seleção (provas, testes e exames) são baseados em verificar o conhecimento acumulado e raramente percebem a verdadeira capacidade do ser humano. Einstein que o diga! Qual a importância de saber que a revolução militar de 64 ocorreu em 1° de abril ou 31 de março, como prefere a história oficial? Pode cair na prova! Ao invés de guardar na memória para a prova, deveríamos promover o entendimento dos porquês para a vida. Saber que entramos na segunda guerra por causa de um submarino que se deu ao trabalho de vir ao litoral brasileiro e bombardear um barco de pesca de um caiçara é menos importante do que tentar entender porque fariam uma coisa dessas. Esse novo século exige uma outra postura com outras regras. Essa é a Nova Economia! Como tentar entender o que está acontecendo no mundo (11 de setembro) se fomos treinados a armazenar fatos sem realmente entendê-los.
   Nas tradições orientais separa-se conhecimento de sabedoria. E o foco principal de aprendizagem está na sabedoria para a melhor utilização do conhecimento e do viver a vida. E como se transmite sabedoria? Na relação mestre/discípulo, onde o mestre passa o que está no invisível (atitude, sentimento e conhecimento interior), que não pode ser transmitido de outra forma.
   A Revolução Digital está simplesmente transformando as informações (textos, imagens e sons) que estão em livros, fotos, filmes ou outro meio físico qualquer em bits e disponibilizando-os de forma altamente organizada para o mundo todo. Basta clicar!
    A Educação sempre privilegiou o conhecimento e criou metodologias para que os alunos o adquirissem. Agora este conhecimento está ao alcance de todos. O que restou então? O principal (muitas vezes negligenciado): a sabedoria. A relação professor/aluno voltará a ser a de mestre/discípulo. O aluno irá, com a ajuda do professor, adquirir a sabedoria necessária para utilizar bem o conhecimento.
   Você já viu uma criança em frente ao computador? Ela interage com o aprendizado ao invés de assistir passivamente, mostra interesse, prontidão para aprender, dá vazão à intuição. Algo muito além da lógica. É assim que o "novo aluno" visitará o aprender.
    A Nova Economia vai devolver ao ensino o verdadeiro papel do professor: orientador, guia ... o verdadeiro mestre. Portanto, todos nós devemos nos preparar para passar qualidade do ser e transmitir sabedoria, pois o conhecimento será - em pouquíssimo tempo - de domínio público.
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