Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Atividade física diária. Por quê?

A prática regular de uma atividade física, assim como a prática desportiva, proporcionam um alto grau de aptidão física, que nos proporciona uma excelente qualidade de vida. Esse elevado grau de aptidão física é conseguido através das alterações fisiológicas que ocorrem em nosso organismo durante a prática da atividade física.
 
Essas alterações fisiológicas que ocorrem em nosso organismo nos proporcionam diversas alterações em nosso organismo, tais como:
Musculatura: aumento da massa, ou aumento da resistência
Sistema ósseo: estimula o crescimento ósseo em termos de largura
Sangue: aumento do número total de glóbulos vermelhos, diminuição do colesterol
Sistema cardíaco: diminuição da freqüência cardíaca de repouso, diminuição da pressão arterial
Traduzindo para aplicações práticas, essas alterações nos possibilitam levar uma vida mais saudável, diminuição do grau de ansiedade, maior poder de concentração, longevidade, etc.
 
Quanto à prática desportiva, além das vantagens acima citadas, apresenta um desenvolvimento em outra esfera, tais como:
-         Aprendizado de uma ou mais modalidades, com todas as dificuldades técnicas e adaptações às regras.
-         Processo de sociabilização
-         Aprender a ganhar/perder
-         Respeito, obediência
-         Lutar por um objetivo (uma posição ou um lugar na equipe).
 
Esporte: é qualquer atividade física praticada dentro de padrões pré-estabelecidos, os quais são denominados de regras, como por exemplo: um jogo de tênis, futebol, etc.
 
Atividade física: como o próprio nome já diz, é o físico em atividade, isto é, o conjunto de movimentos que praticamos quando executamos qualquer tarefa física. O campo de atuação é muito vasto, por exemplo, corrida, caminhada, jardinagem, musculação. Todas essas atividades podem ser praticadas sem que sejam obedecidas regras.
 
Não existe qualquer contra indicação para que as diferentes pessoas pratiquem exercícios físicos ou uma modalidade desportiva. Logicamente que deverão ser respeitados todos os fatores inerentes a cada pessoa, tais como: idade, sexo, limitações físicas, grau de aptidão.
 
Praticar o que lhe dá mais prazer, essa é a regra. Logicamente que existem alguns cuidados a serem tomados, tais como: vestuário adequado, horário, dias, quantidade de treinamento, qualidade de treinamento, idade, se existe alguma restrição médica deve ser obedecida, alimentação, controle de peso, enfim existem um número muito grande de variáveis, que somente um profissional pode monitorá-las. 
 
Essa pergunta, praticamente, resume todas as outras, pois cabe ao profissional saber essas respostas e muitas outras. Esse profissional deve reunir condições suficientes para poder orientar da melhor maneira seus clientes, para que obtenham o melhor proveito. Esse profissional será o responsável pelo êxito ou pelo fracasso de seu cliente, uma vez que o mesmo deve ter postura frente aos diversos comportamentos dos clientes, não tolerando algum tipo de comportamento que contrarie os princípios do treinamento físico.
 
O perigo do overtrainning, ou exercícios em excesso, assim como do uso dos esteróides anabolizantes, estão diretamente ligados à presença física do profissional. Se esse profissional for suficientemente competente, possuir escrúpulos e algum senso de moral, com certeza, nenhum dos dois casos acontecerão, principalmente o uso de esteróides.
Infelizmente, sabemos que existem alguns pseudo profissionais que estimulam seus alunos a usarem esteróides anabilizantes, prometendo que conquistarão os céus. Essa é a única coisa certa que eles conseguirão: uma passagem de ida para o câncer de testículo, fígado, insuficiência renal, perda da mobilidade articular. Enfim, esses são alguns picaretas que estão no mercado de trabalho.
 
Gostaria de deixar um recado aos pais e diretores de escolas: primeiramente aos pais, não se iludam quando seu filho de 15 ou 16 anos mostrar uma aparência de atleta, forte, esbelto. Desconfie, pois com apenas 15 anos ele não teve tempo para ganhar massa muscular. Às vezes esses meninos apresentam um crescimento acima da média (mas somente em altura), mas não houve tempo suficiente para que o organismo apresente alterações em sua musculatura. Com certeza absoluta o uso de esteróides anabolizantes esta presente.
 
Agora, aos diretores de escolas e aos pais: não permitam que seus alunos/filhos deixem de freqüentar as aulas de educação física, simplesmente porque é uma disciplina que não reprova ninguém. Não deixem o corpo em último plano, pensando apenas em vestibular, faculdades, empregos. Não adianta ter uma mente brilhante dentro de um corpo mal tratado.
 
Aos diretores das escolas, pediria que invistam nessa área e questionem os atestados médicos, pois todos são aptos a praticar alguma coisa. Provavelmente, os senhores já assistiram ou conhecem as PARAOLIMPIADAS, atletas sem os 02 membros superiores praticando natação. Será que seus alunos não podem praticar nenhuma atividade física?

ESTIMULEM.

Comentários