Clássicos na última rodada: um erro da CBF
Quando a tabela do Campeonato Brasileiro de 2011 foi divulgada muito se comemorou a decisão da CBF ter marcado clássicos regionais de grande rivalidade para a última rodada. Alguns argumentos apontavam que tal medida seria para evitar que alguns times entregassem seus jogos para prejudicar rivais hitóricos e também as tão faladas malas preta e branca (incentivo dado à um time para que o mesmo perca ou ganhe, respectivamente). Eu mesmo fui um dos que comemoraram a decisão, pois deixaria o campeonato com emoção até o final. Mas, depois de um tempo analisando, acredito que essa solução tenha sido um erro.
Desportivamente falando, a marcação dos clássicos para a rodada derradeira traz um sentimento que não deveria ocorrer no esporte: o revanchismo. Vejamos a situação do Palmeiras, que está sem objetivo algum nesse final de Brasileirão. A única alegria que o time alviverde pode levar para sua torcida e uma possível vitória em cima do Corinthians. Todos sabemos que uma derrota do alvinegro pode significar a perda do título nacional. E essa taça vai para o Palmeiras? Não, vai para o Vasco, que joga contra o Flamengo a mais de 400 quilômetros de distância do local onde se realizará o derby paulista. Tudo bem, caso o Verdão ganhe não estará fazendo nada demais, é obrigação dele vencer. Mas que sentimento é esse? Um time que largou mão de brigar por algo o campeonato todo acorda só agora para tirar o título do rival? Me descupem, mas esse sentimento não combina com o esporte.
Mas ainda há um outro grande problema. Imaginem vocês que o Palmeiras tire o título do Corinthians: como seria a reação da torcida? A Polícia Militar dará conta de mais de 30 mil torcedores ensandecidos com a derrota, além de serem provocados pelos rivais? Mortes podem acontecer! Acho que quem bolou essa fórmula de disputa não pensou que, infelizmente, existem no Brasil muitos marginais disfarçados de torcedor. Gente que espanca e mata pelo simples motivo de torcer por um outro time.
Sei que o que deve ser mudado é o pensamento do povo, mas isso é difícil demais. Essa cultura enraizou, vai ser duro derrubá-la. Enquanto isso, devemos minimizar estragos. Que em 2012 a CBF volta atrás e marque os clássicos como sempre fez, para o meio do campeonato. E vamos ficar na torcida para que nada de mau ocorra neste domingo.
Pitacos
Que rodada foi essa, amigos? O Corinthians foi pressionado pelo Figueirense, mas conseguiu sair de Florianópolis com mais três pontos na bagagem. E por pouco não comemorou o título lá no estádio catarinense mesmo! Isso só não ocorreu porque o Vasco consegui marcar no finzinho contra o Fluminense, num contra-ataque rápido que culminou no gol de Bernardo.
Agora as atenções se voltam para a próxima rodada, onde os clássicos Corinthians X Palmeiras e Vasco X Flamengo definirão o vencedor de mais um Brasileirão. Seja quem for, a taça estará em boas mãos, os dois times fizeram excelentes campanhas. Que vença o melhor!
E você, aposta em que time? Opine aqui (para quem tem Facebook).