Publicado: Sexta-feira, 27 de julho de 2007
Como você quer estar em 2017?
Por mais que essa pergunta possa parecer estranha, vale como um bom exercício...
Pense em como você quer estar em dez anos: como estará seu corpo? Como estará sua saúde? Como estarão suas relações afetivas, sociais, familiares? Quem serão seus velhos amigos?
Pensar no próprio futuro, mais que um exercício de imaginação, é uma importante estratégia de auto-cuidado.
Em dez anos, estaremos dez anos mais velhos, com um corpo com maior tempo de uso (e talvez de abuso!). Espera-se, pela lógica, dez anos a mais de desgaste, dez anos a mais de problemas e conseqüentemente, algumas perdas em eficiência, habilidade, capacidade...
Se pretender, em dez anos, estar pelo menos tão bem quanto hoje, você deve agir pro-ativamente, preparando seu corpo, seu espírito e seu coração para esta próxima década.
Se quiser estar com um peso normal em 2017, você deve pensar na sua alimentação atual, e nos ajustes necessários. Nunca é demais lembrar que uma dieta rica em frutas e vegetais, com muitas fibras, pouca gordura e pouco açúcar é a base da alimentação saudável para todos, em qualquer faixa etária.
Além disso, para garantir um futuro de boas condições cardiovasculares, é muito importante a prática cotidiana de atividades físicas. Uma boa caminhada em ritmo regular, de trinta a quarenta minutos, cinco vezes por semana, garantirá ao seu coração uma ótima performance. Pense quanto você terá caminhado nos próximos dez anos se adotar hoje esta prática simples, que depende exclusivamente de sua motivação e disciplina!
Pense ainda em outros hábitos, como o uso de tabaco, álcool ou outros tipos de drogas. Se sua intenção é estar saudável em dez anos, é importante pensar nas mudanças necessárias para modificar estes hábitos.
Ainda pensando no futuro, se você espera em dez anos poder contar com pelo menos alguns velhos amigos, pense que estes velhos amigos do futuro, são seus amigos atuais. O que é necessário fazer hoje por estas amizades, para que elas perdurem pelos próximos anos. Nossa vida de correria muitas vezes nos empurra para algum tipo de isolamento social. Deixamos de nos preocupar com as pessoas que nos cercam, deixamos de ligar para os amigos, deixamos de nos encontrar e quando nos damos conta, a intimidade acabou, e temos mais um ex-amigo em nossa lista...
Pensando em outras relações, poderemos aplicar o mesmo princípio às nossas relações afetivas e familiares. Se seus pais forem adultos, em dez anos estarão mais velhos... Se seus filhos forem crianças, em dez anos serão adolescentes. Se forem adolescentes, em dez anos serão adultos.
Dessa forma, não perca tempo... Aproveite, esteja por perto... Viva cada dia com intensidade e pense que você pode e deve ser co-responsável pelas mudanças que ocorrerão em sua vida.
Este exercício se aplica a muitos outros setores de nossa vida. Assim se você quer que o planeta esteja mais limpo e saudável em 2017, deve se lembrar que a reciclagem de lixo, a economia de recursos naturais como a água e a energia elétrica são importantes e essenciais para a sobrevivência do planeta e de todos nós que aqui vivemos.
Dez anos passam muito rápido! É só pensar um pouco em o que você estava fazendo em 1997. Parece que foi ontem! É o período de tempo necessário para duas copas do mundo ou duas olimpíadas. Assim, não perca tempo!
Independente de qual seja o seu projeto pessoal para 2017, lembre-se que você só terá tempo para realizá-lo conforme seu desejo, se iniciar agora!
Então, arregace as mangas, deixe de preguiça e reflita. Trace um planejamento para mudanças necessárias, classificando quais mudanças devem ser feitas imediatamente, a curto, médio ou longo prazo, e comece a mudar.
Estabeleça prioridades e metas possíveis de cumprir.
Lembre-se que muitas mudanças ocorrerão mesmo que você se acomode e apenas deixe o tempo passar, porém a possibilidade de interferir sobre essas mudanças fica cada vez menor...
Assim, se prepare e tenha um “Feliz 2017!”
Comentários