Publicado: Quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Componentes Bioativos do Cereal Integral
Antioxidantes
Os antioxidantes do cereal integral são derivados do ácido fenólico, flavonóides, tocoferóis e tocotrienóis, entre outros. Os cereais integrais contem maior quantidade de antioxidantes que a maioria das frutas. Sabe-se que a capacidade antioxidante dos compostos fenólicos encontrados nos cereais integrais é melhor que a capacidade antioxidante de compostos fenólicos isolados.
Fibras
Os cereais integrais têm um alto conteúdo de fibras solúveis e insolúveis.
A quantidade excepcionalmente elevada de fibra dietética encontrada no farelo de trigo tem sido reconhecida durante décadas, mas pouco se fala das fibras solúveis e insolúveis que contem os outros cereais integrais.
Fibra solúvel
Seu papel para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue é conhecido. Um dos mecanismos propostos para essa função é a interação da fibra solúvel com os sucos biliares no intestino delgado, aumentando a excreção fecal deles. Isso aumenta a síntese hepática dos sucos biliares, contribuindo para maior excreção de colesterol LDL e sua consecutiva diminuição nos níveis séricos.
Também há uma clara relação entre a fibra solúvel e a saciedade. A fibra solúvel tende a prolongar o esvaziamento gástrico e diminuir a velocidade de absorção dos nutrientes no intestino. Esse efeito ajuda a prolongar a saciedade entre uma refeição e outra. Da mesma forma, a fibra dos cereais integrais aumenta a secreção dos hormônios gástricos, incluindo a colecistocinina, que age como fator de saciedade.
A redução na velocidade de absorção de carboidratos, devido ao efeito da fibra solúvel e insolúvel, é um reconhecido fator facilitador na diminuição da secreção de insulina e, portanto, é um fator de proteção contra o risco de diabetes mellitus tipo II.
Fibra insolúvel
A fibra dietética aumenta a saciedade e promove um consumo menor de energia, alem de diminuir o tempo do transito intestinal e aumentar o volume fecal, dando menos oportunidade aos compostos mutagenicos para interagir com o epitélio intestinal.
Lignanos
Os lignanos e neolignanos constituem um grupo precursor da síntese da lignina. Possuem uma atividade similar à dos estrógenos, pois são capazes de ligar-se a receptores de estrógeno no corpo e modificar o balanço hormonal.
Outra função conhecida é a disputa pelo transportador de colesterol nas células intestinais, o que ajuda a diminuir a absorção do colesterol.
Vitaminas
Os cereais integrais são a fonte natural mais rica de niacina, que se encontra na camada de aleurona do grão, acompanhada por muitas outras vitaminas hidrossolúveis como tiamina, riboflavina, acido fólico, acido pantogênico, e também vitaminas lipossolúveis como os tocoferóis (Vitamina E).
Minerais
A maioria dos minerais presentes nos cereais integrais encontra-se como complexos cristalinos de fitatos na camada de aleurona do farelo. Os principais minerais são o potássio, magnésio, cálcio, ferro, zinco e sódio. Suas concentrações variam, dependendo do tipo de cereal.
Comentários