Cuide do seu jardim e valorize a sua casa!

Nas casas, nos escritórios, nos consultórios, em casamentos e até na gastronomia as plantas estão presentes. Plantas e flores, em qualquer lugar, nos trazem a sensação de paz e harmonia.
Mais do que nunca, as pessoas estão buscando bem-estar e tranquilidade na segurança de seus lares, e o que poderia dar mais prazer do que um belo e bem tratado jardim?
Esta coluna tem por objetivo trazer dicas e curiosidades para transformer qualquer lugar comum em um extraordinário jardim, mesmo quando há pouco espaço.
E, por falar nisso, você sabia que uma área verde pode valorizar – e muito! – a sua residência?
Um estudo encomendado pela Husqvarna, empresa sueca de equipamentos para manejo de área verde, ouviu 5 mil proprietários de nove países diferentes em quatro continentes e constatou que, ao cuidar de seus jardins, as residências podem aumentar o valor da sua propriedade, em média, em 16%.Em contrapartida, deixar o jardim sem cuidados desvaloriza o imóvel em até 15%!
Por isso, se você quer ter uma casa bonita e valorizada, cuide do seu jardim. Mantenha suas plantas sempre bem nutridas, o gramado limpo e livre de pragas (como as formigas, que ajudam bastante no desenvolvimento do jardim, mas em excesso acabam afetando o equilíbrio natural) e faça as regas adequadamente.
Mas, cuidado: a criação, execução e manutenção de um belo jardim pode não ser um tarefa para amadores. Uma ajuda profissional é sempre bem-vinda, porque o dinheiro aplicado pode, no final das contas, além de melhorar a qualidade de vida para todos da casa, ser um bom investimento que, de uma forma quase que imediata, valoriza seu imóvel.
Jardim lindo e saudável é sinônimo de casa bem cuidada e proprietários felizes! Veja o que diz essa matéria:
“A valorização do imóvel é chamada pelo estudo de Efeito Jardim, que pode ser conseguido com a plantação de arbustos, cercas vivas, árvores frutíferas e manutenção da grama. O Efeito Jardim muda a visão tradicional sobre qual é o melhor investimento para sua casa. O tempo gasto cortando a grama, removendo as ervas daninhas, podando as cercas-vivas e irrigando podem ser as melhores opções de investimento”, explica Eduarda Varela, coordenadora de Marketing para América Latina da Husqvarna. Para ajudar os proprietários a estimar o retorno do investimento no jardim, o relatório desenvolveu uma medida chamada Retorno de Venda. Essa classificação leva em conta os ganhos do Efeito Jardim e os custos para transformar uma área externa mediana em um belo local. No Brasil, o estudo estimou que a cada R$ 3,00 investidos no jardim, o retorno é de R$ 1,00 na valorização do imóvel.
A matéria completa está disponível na Revista EcoJardim .