Destino Itu aos quatro ventos
Itu está começando a ser divulgada aos quatro ventos. Isso se deve ao esforço coletivo de todos os empresários e proprietários de espaços turísticos, que tanto têm se empenhado em agregar valor ao turismo ituano.
Além disso, a mídia local tem dado uma generosa contribuição na divulgação de nossas ações. Isso vem animando todos os setores do turismo a se organizarem para otimizar seus resultados. E tem dado certo!
Recentemente, uma reportagem de 30 minutos no canal SBT, no programa Rota do Interior, mostrou diversas faces de Itu em audiência nacional.
Muitas fazendas, a história da Fábrica São Luis, o Museu Republicano e vários casarões foram destaque da matéria.
O Canal Futura, da TV Globo, apresentou há 15 dias em seu programa Estação Rural uma matéria completa sobre o Roteiro Caipira, destacando o Armazém do Limoeiro e a Fazenda Concórdia.
Há pouco mais de um mês, a TV Bandeirantes fez uma matéria sobre a vida na fazenda, que foi apresentada no programa Sabadaço. Filmado na Fazenda do Chocolate, a reportagem mostrou algumas das receitas de festa junina, preparadas pela anfitriã Célia Hacker, que deixaram os telespectadores com água na boca.
Há alguns meses atrás o Caderno de Turismo do Diário de São Paulo mostrou a Fazenda Bela Vista, em uma reportagem sobre turismo rural pedagógico.
Na revista Isto É da semana passada, em uma matéria intitulada “Caminho da Roça”, diversos roteiros brasileiros apresentam-se como opção turística para as férias. O Roteiro Caipira foi um dos destaques, junto com as fazendas Capoava, Pirahy e Chocolate.
A TV Gazeta também esteve em Itu para filmar seu programa “Mulheres”, que destacou receitas e dicas de turismo rural na fazenda do Chocolate.
E no dia 11 de julho, o Roteiro Caipira foi a matéria destaque do programa Globo Rural, mostrando Itu para todo o Brasil.
Acredito que um dos principais fatores que está contribuindo para essa divulgação é uma mudança de atitude e de visão, onde cada um procura divulgar não apenas a si mesmo, mas também os outros. Com isso, Itu passa a ser conhecida como um destino interessante, por oferecer uma grande diversidade de atrativos para todos os bolsos e gostos. Conseqüentemente, Itu torna-se matéria de interesse, atraindo jornalistas de toda parte. E assim todos ganham, porque juntos conseguem atrair muito mais mídia do que isoladamente.
Essa atitude de inclusão é uma das principais bandeiras da Prótur e tem dado bons resultados. Isso me lembra uma frase que gosto muito: “Nenhum de nós é melhor do que todos nós”. Ainda temos muito chão pela frente, mas a gente chega lá!