Colunistas

Publicado: Terça-feira, 11 de agosto de 2009

Direitos dos animais

Direitos dos animais

Fórum sobre os direitos dos animais é realizado com grande sucesso em Sorocaba!
 
O início foi despretensioso.
 
Por e-mail começamos a trocar ideias. Protetoras individuais e preocupadas com os Direitos dos Animais queriam constituir uma Organização não-Governamental para potencializar suas ações.
 
Dessa troca de e-mails, surgiu a necessidade de uma reunião.
 
Algumas questões emergiam: O que podemos fazer? E o Poder Público – CCZ, Ibama, Polícia Ambiental...- afinal, quem faz o que?
 
Pronto! Das dúvidas, a ideia: por que não reunir pessoas com o mesmo espírito, com as mesmas dificuldades, reunir especialistas e realizarmos um “Fórum de Debates”.
 
Reuniões após reuniões, a ideia foi tomando corpo e o trabalho se avolumando.
 
No sábado, 08 de agosto, com 202 pessoas pré-inscritas, o Fórum sobre os Direitos dos Animais aconteceu na Câmara Municipal de Sorocaba.
 
Após a abertura feita por mim, o promotor de Justiça de São José dos Campos, Laerte Levai, falou aos presentes sobre legislação relativa aos direitos dos animais. Além de promotor, o palestrante é jornalista e escritor e ajuizou ações civis públicas pioneiras contra o abate cruel nos matadouros, a experimentação animal e os abusos em animais de circos, entre outras. Ao fim de sua exposição o público se levantou e o aplaudiu em pé, em uma manifestação de satisfação por conta de sua atuação firme em defesa da causa.
 
Seguiu-se a exposição da bióloga e antivisseccionista Tamara Bauab Levai, autora do livro “Limites éticos da experimentação animal”.
 
O painel seguinte foi apresentado por representantes das Ongs Salve se Puder e Gamah, as duas com sede em Sorocaba. Ambas falaram sobre as atividades das organizações às quais pertencem e sobre as dificuldades que têm para levar adiante seu trabalho em defesa dos animais.
 
A última atividade do dia foi uma mesa redonda, onde gestores e representantes de órgãos públicos abordaram itens sobre suas respectivas atividades e competências e responderam a perguntas do público presente.
 
Ainda não tivemos tempo de fazer uma avaliação de forma mais profunda, mas, pelo público presente e pela qualidade das intervenções, entendemos que o evento foi um grande sucesso, superando bastante a expectativa do grupo, no que se refere ao número de inscrições. Esperávamos cerca de 150 pessoas e compareceram mais de 200. Além disso, os temas debatidos foram importantes para a formação e sedimentação de conceitos sobre os direitos dos animais.
 
Uma realidade salta aos olhos: um novo paradigma relacionado com as relações éticas dos seres humanos para com os demais seres do planeta tem se formado e avançado. Talvez, não na velocidade necessária, talvez não velocidade que queríamos, mas há avanços inequívocos.
 
Ao final do evento, o entusiasmo dos presentes gerou a necessidade de um novo encontro para desenvolver ações concretas. Já com data marcada, o grupo pretende desenvolver um fórum permanente, para debater e promover atividades.

Comentários