Publicado: Quarta-feira, 31 de março de 2004
Divulgando Itu
Divulgar uma cidade não é uma ação simples e depende de muitos fatores. Quando paramos para pensar porque uma cidade é tão conhecida, as razões podem ser as mais diversas. Em muitos casos, deve-se a um investimento pesado de marketing por parte da iniciativa privada, que se une em prol de um objetivo coletivo. Em outros casos, é estrategicamente importante para o Estado o desenvolvimento turístico de determinada região e isso detona um investimento do governo estadual ou municipal. Há aquelas cidades que possuem atrativos naturais e que, sem grandes investimentos ou planejamento, acabam se tornando famosas pelo marketing "boca a boca".
Há também as cidades que estão se tornando conhecidas pela ação do marketing digital, ou seja, uma boa divulgação pela Internet. Existem muitos casos de cidades que eram praticamente desconhecidas e hoje ocupam um significativo lugar de destaque no panorama nacional e internacional.
E Itu? Onde nos enquadramos?
Itu é famosa por seus exageros, um presente que nos foi deixado pelo saudoso Simplício. Em qualquer lugar do mundo (não apenas dentro do Brasil) as pessoas já ouviram falar de Itu e este legado não tem preço. Por outro lado, além do aspecto lúdico - e na minha opinião importante - Itu tem uma gama extremamente ampla de preciosidades que as pessoas ainda não conhecem. E muitas dessas pessoas somos nós mesmos, moradores de Itu, nascidos ou não aqui. O que falta, então, para divulgar Itu dentro e fora da cidade? O que falta para fazer as pessoas valorizarem mais o que possuem, gastando dinheiro com o turismo na própria da cidade e com isso tornando-a mais próspera e agradável para se morar?
Itu é uma Estância Turística. Vocação para o turismo realmente não falta. Mas ainda não estamos totalmente preparados para viver como tal. Para que isso aconteça, é necessário percebermos e assumirmos esta identidade dentro de nosso dia a dia, traduzindo esta consciência em nossas atitudes diárias. Precisamos aprender a viver o nosso turismo, fazer parte dele, curtir, aproveitar.
Precisamos aprender a receber e trazer pessoas de fora, conhecendo e divulgando com carinho o que é nosso. Precisamos gerar trabalho para os profissionais que estão se formando, oferecendo material de qualidade para informar. Mas antes de tudo, precisamos confiar e acreditar que cada um de nós pode interferir nesse caminho. Seja levando um amigo para conhecer um lugar, seja contando sobre um passeio, seja estudando na área, ou mesmo participando mais ativamente da vida da cidade, como tem sido feito pelas pessoas da PróTur e de outras entidades, negócios e instituições relacionadas ao turismo.
Dentro deste contexto, a PróTur desenvolveu uma linha de 16 cartões postais que retratam a beleza existente nas fazendas, museus, parques, ruas e eventos e 1 tipo de adesivo. Todo o material foi desenvolvido sob a coordenação da diretora de Marketing Roberta Molteni e já está a venda na sede da Associação e outros pontos turísticos pelo valor de R$ 1,00 cada.
Toda a renda arrecadada será revertida em prol da entidade e, conseqüentemente, em prol de Itu. Esta também é uma forma de contribuir, divulgar e apreciar as nossas belezas. Aceita o convite?
Deborah Dubner
Vice-presidente do PRÓTUR (Associação em Pról do Turismo de Itu)
[email protected]
Há também as cidades que estão se tornando conhecidas pela ação do marketing digital, ou seja, uma boa divulgação pela Internet. Existem muitos casos de cidades que eram praticamente desconhecidas e hoje ocupam um significativo lugar de destaque no panorama nacional e internacional.
E Itu? Onde nos enquadramos?
Itu é famosa por seus exageros, um presente que nos foi deixado pelo saudoso Simplício. Em qualquer lugar do mundo (não apenas dentro do Brasil) as pessoas já ouviram falar de Itu e este legado não tem preço. Por outro lado, além do aspecto lúdico - e na minha opinião importante - Itu tem uma gama extremamente ampla de preciosidades que as pessoas ainda não conhecem. E muitas dessas pessoas somos nós mesmos, moradores de Itu, nascidos ou não aqui. O que falta, então, para divulgar Itu dentro e fora da cidade? O que falta para fazer as pessoas valorizarem mais o que possuem, gastando dinheiro com o turismo na própria da cidade e com isso tornando-a mais próspera e agradável para se morar?
Itu é uma Estância Turística. Vocação para o turismo realmente não falta. Mas ainda não estamos totalmente preparados para viver como tal. Para que isso aconteça, é necessário percebermos e assumirmos esta identidade dentro de nosso dia a dia, traduzindo esta consciência em nossas atitudes diárias. Precisamos aprender a viver o nosso turismo, fazer parte dele, curtir, aproveitar.
Precisamos aprender a receber e trazer pessoas de fora, conhecendo e divulgando com carinho o que é nosso. Precisamos gerar trabalho para os profissionais que estão se formando, oferecendo material de qualidade para informar. Mas antes de tudo, precisamos confiar e acreditar que cada um de nós pode interferir nesse caminho. Seja levando um amigo para conhecer um lugar, seja contando sobre um passeio, seja estudando na área, ou mesmo participando mais ativamente da vida da cidade, como tem sido feito pelas pessoas da PróTur e de outras entidades, negócios e instituições relacionadas ao turismo.
Dentro deste contexto, a PróTur desenvolveu uma linha de 16 cartões postais que retratam a beleza existente nas fazendas, museus, parques, ruas e eventos e 1 tipo de adesivo. Todo o material foi desenvolvido sob a coordenação da diretora de Marketing Roberta Molteni e já está a venda na sede da Associação e outros pontos turísticos pelo valor de R$ 1,00 cada.
Toda a renda arrecadada será revertida em prol da entidade e, conseqüentemente, em prol de Itu. Esta também é uma forma de contribuir, divulgar e apreciar as nossas belezas. Aceita o convite?
Deborah Dubner
Vice-presidente do PRÓTUR (Associação em Pról do Turismo de Itu)
[email protected]
Comentários