Entendendo a Rio + 20

Para começar a entender o que será a Rio + 20 é preciso fazer duas perguntas e depois uma escolha. Para que quero saber? Quanto estou disposto a aprender? Simplificando! A primeira pergunta se refere a se você só quer se dar bem numa conversa casual ou se acredita que há valores que podem ser significativos para você. A segunda, a mais importante, define o tempo que você disponibilizará para obter essa aprendizagem.
O básico você já sabe. Trata-se de um evento que vai acontecer no Rio de Janeiro, 20 anos depois de outro que aconteceu em 1992, haverá feriado escolar (somente no Rio), tem tudo a ver com a ecologia, os hotéis estão cobrando 600 Euros por isso um monte de estrangeiros não vem mais, a presidente adiou a data por causa do aniversário de 60 anos da coroação da Rainha da Inglaterra, a agenda está bem confusa e deverá ter um monte de atividades paralelas.
Destrinchando um pouco mais a Rio + 20 é um importante marco para a Economia mundial. Claro que é também para a Educação, Saúde, Política, Meio Ambiente, Social e muito mais. Acontece que é no espaço econômico que as relações de equilíbrio vão ficar visíveis. Ou seja, a Rio + 20 é importante para qualquer pessoa que tenha alguma participação no mercado de trabalho e negócios. Claro que cada um pode e deve entrar em contato com aquilo que mais lhe diz respeito. O evento não é apenas a Rio + 20 oficial (promovido pela ONU), mas tem desde iniciativas parcialmente oficiais até completamente independentes. A Cúpula do Povos é o principal dos “não oficiais”.
Entre os muitos materiais que estão sendo produzidos destaco o texto da ONU, “Povos Resilientes, Planeta Resiliente – Um Futuro digno de Escolha” que seria a evolução do “Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland - 1987). Tem muita coisa interessante e importante de ser “visitado” para se entender um pouco melhor os caminhos da SUSTENTABILIDADE. Seguem algumas sugestões para, apenas, começar essa jornada.
Textos em pdf:
Guia da Rio + 20 : lançamento do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Entendendo a Rio + 20 : Vitae Civilis
Povos Resilientes, Planeta Resiliente: um Futuro Digno de Escolha : Relatório do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Sustentabilidade Global (2012)
Sites informativos:
Vídeos:
Filha do David Suzuki na Eco 92
Textos básicos: