Esqueça o medo e fale Inglês!
Você sabe Inglês, mas tem medo de falar em público, conversar com outra pessoa, conversar com estrangeiros.
Mas falar outra língua é realmente difícil? Há que se ter medo?
Nas inúmeras palestras que tenho feito sobre o assunto, e para dezenas de pessoas que me procuram com este problema de comunicação, respondo com algumas considerações sobre o aprendizado de línguas estrangeiras em nosso país.
Após décadas observando o sistema ensino/aprendizado de línguas estrangeiras, não só aqui, como também no exterior, tanto como linguista, ou como professor e pesquisador universitário, chego à conclusão de que em relação ao ensino/aprendizado de línguas instalou-se um estranho paradigma, de que “falar outra língua é algo muito difícil”.
Sempre inicio minhas explicações com uma pergunta: “Falar Português é difícil?”
Pois é, falar Inglês ou outra língua também não é difícil, exige trabalho e dedicação, nada mais e nada menos que isso.
Como ainda estamos aprendendo a falar o Português corretamente, por razões históricas que não são assunto deste texto, a Língua Inglesa sempre foi vista como algo de domínio da elite.
Muito recentemente, pode-se dizer, há poucas décadas, quem estudava Inglês ou Francês em nosso país era visto como uma pessoa abastada.
O Espanhol, por ser uma língua da América Latina, nunca despertou muito interesse, considerando-se, ainda, que todos os brasileiros acreditam que já sabem “se virar em Espanhol”.
Já no caso das duas primeiras línguas citadas, o Francês era a língua da diplomacia, a língua das altas rodas, e o Inglês a língua do comércio exterior e da tecnologia.
Nossa! A minha prima está estudando Inglês!
Nossa! Meu colega de trabalho já fala Inglês e está estudando Francês!
Ou seja, aqueles que estudam Inglês, Francês, ou outra língua estrangeira, e os que conseguem aprender, são, infelizmente, vistos como pessoas especiais, um paradigma que precisa ser quebrado, já que o aprendizado de outros idiomas nada mais é que a ampliação de nosso ambiente cultural, de conhecimento, ou seja, algo natural.
E a Metodologia dos Sons, desenvolvida por mim na Europa e aplicada no Brasil, tem, como objetivo principal, auxiliar na quebra desse paradigma.
O aprendizado de qualquer língua, inclusive da Língua Portuguesa, é só uma questão de TRABALHO, não de DIFICULDADE!
Umas línguas são um pouco mais trabalhosas que outras. Umas tem mais palavras que outras.
Só isso, nada do outro mundo.
Para facilitar esse trabalho é necessário seguir o caminho natural do aprendizado em nossa vida:
- Audição, Fala, Escrita, Leitura, Aperfeiçoamento da Pronúncia, ou seja, através da Metodologia dos Sons.
Para facilitar ainda mais, devemos aprender primeiro a trabalhar com o que está à nossa volta no dia-a-dia, com aquilo que mais temos contato, que mais gostamos de ler, de fazer, e, depois, aos poucos, ir abrindo o leque, ampliando o conhecimento, em um processo infinito.
Não é assim que a criança aprende a se comunicar?
Mamãe, papai, vovó, titia, amiguinho, alimento, bebida, brinquedo, casa, animal. Depois a rua, a escola, a igreja, a empresa e o mundo, enfim.
Ao abrirmos um livro de Inglês, nosso ou de nossos filhos e netos, o que nós encontramos?
Gramática, conversa de adulto, de gente que já fala Inglês.
Será que isto está correto?
Todo aprendizado tem que ser natural, prazeroso, encantador, cativante.
Sem medo de sermos felizes.
Informações sobre o Curso de Inglês do Centro Cultural Europeu – Escola de Línguas, Unidade Itu, poderão ser obtidas pelos telefone (011) 40223909 ou (11) 98362 9648 – WhatSapp, e pelo E.mail [email protected], ou, ainda, no hotsite www.itu.com.br/faleingles