Facebook: ótima vitrine para seu negócio
Segundo dados recentes, o Facebook já ultrapassou o Orkut e é hoje a rede social com maior número de usuários no Brasil. Hoje, o Facebook já possui mais de 36 milhões de usuário no país. Mesmo que você seja avesso às redes sociais – como eu também me declaro – trata-se de um público-alvo respeitável se você tem um negócio, seja ele virtual ou no mundo físico.
Você já sonhou em poder anunciar seu produto ou serviço apenas para os usuários de sua cidade, de uma determinada faixa etária e com um interesse específico? É exatamente isso o que o Facebook lhe oferece, pagando um pequeno valor apenas quando o usuário efetivamente clicar em seu link. E mesmo que você não esteja disposto a pagar nada, ainda poderá criar uma página grátis no Facebook para compartilhar novidades a respeito de seu trabalho.
Anunciar no Facebook sem gastar nada
A forma mais simples – e barata – para você anunciar o seu negócio no Facebook é criar uma página. Uma página é diferente de um perfil – que é o que as pessoas normalmente têm na rede social. Você pode criar uma página para sua marca, sua loja, sua banda ou mesmo seu blog. É uma forma interessante para chamar a atenção das pessoas e mantê-las informadas sobre seu negócio.
O perfil é para pessoas, a página é para negócios – embora muitos ainda não façam essa distinção. Mas, se você quer começar bem, faça da forma correta ou você passará uma imagem amadora. Acesse o endereço http://pt-br.facebook.com/pages/create.php e comece a criação da página para o seu negócio. Serão solicitadas algumas informações básicas e logo sua página estará criada. Ao final, você terá a chance de compartilhá-la com seus amigos, para que eles a conheçam.
Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, basta ler meu artigo Como integrar seu blog ao Facebook e seguir a “Estratégia 3”.
Anúncios no Facebook – Baratos e eficientes
Outra forma ainda mais eficiente para anunciar no Facebook é através dos anúncios pagos. A grande vantagem da rede social está na excelente segmentação que oferece. Como o Facebook possui informações detalhadas sobre seus membros, você pode definir exatamente a quem seus anúncios serão exibidos. Você escolhe sua localização geográfica, idade, formação escolar e interesses específicos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, poderá exibir seus anúncios apenas para quem goste de roupas. Se tem uma academia, também poderá escolher que eles sejam exibidos para quem gosta de esportes.
Isso garante que seus anúncios serão exibidos somente para o público que possa se interessar por ele. Além disso, você somente pagará se alguém realmente clicar em seu anúncio. Que outra mídia lhe oferece esses atrativos?
Outra vantagem é o baixo preço: o valor varia de acordo com o público-alvo que você definir, mas o valor por clique gira em torno de R$ 0,10. O Facebook também oferece ótimo controle sobre os seus gastos. Você pode limitar o valor que gastará por dia ou por período. Como exemplo, você pode determinar que gastará R$ 50 ao longo de um mês.
Para aprender a criar seus anúncios (e conhecer os resultados que obtive), sugiro a leitura do artigo Anunciar no Facebook - Vale a pena?, onde você verá os procedimentos detalhados.
Bons anúncios para você!