Colunistas

Publicado: Terça-feira, 15 de maio de 2012

Fisioterapia respiratória pediátrica

Fisioterapia respiratória pediátrica

Nas estações outono e inverno, muitas crianças necessitam da fisioterapia respiratória. Resfriados, gripes e até pneumonias levam esses pacientes as clínicas de fisioterapia 

As técnicas utilizadas ajudam a desprender a secreção do pulmão e encaminha-las até que sejam eliminadas.

Com bons resultados, a fisioterapia é indicada principalmente para as crianças.

Entre as técnicas estão Higiene Brônquica que consiste de manobras realizadas pelo terapeuta para desprender e encaminhar a secreção até ser eliminada, é utilizado as técnicas de tapotagem, vibração, vibrocompressão e AFE (aceleração do fluxo expiratório).

A Reexpansão Pulmonar que consiste em manobras para melhorar a ventilação em determinadas áreas do pulmão como o direcionamento de fluxo e a estimulação costal.

A fisioterapia respiratória traz ótimos resultados e pode ser aplicada em crianças de todas as idades inclusive recém-nascidas.

A higiene nasal (limpeza das narinas com o soro fisiológico) e a inalação são dois aliados a esta terapia.

Atuando não só com o tratamento, mas também como prevenção, muitos pediatras encaminham as crianças para os serviços de fisioterapia, que deve ser realizada em pelo menos cinco sessões.

Para crianças maiores a fisioterapia ainda conta com exercícios ativos (realizados pelo próprio paciente) associados à respiração e a utilização de aparelhos auxiliares como Voldyne e Respiron (que são importantes para melhorar a capacidade e ventilação pulmonar).

Comentários