Colunistas

Publicado: Domingo, 19 de junho de 2011

Globalização e virtualização de serviços

Crédito: Banco de imagens Globalização e virtualização de serviços

Já se foi o tempo em que o termo “globalização” era ouvido a todo o momento. Fosse em jornais, em revistas, em conversas de corredores, sempre havia alguém falando nisso. Mas, esse termo voltou ao meu pensamento nas últimas semanas, por um motivo bem simples: vivi a globalização na prática. O mais interessante é que isso ocorreu de uma forma tão natural que somente depois é que me dei conta de sua abrangência.

Há certo tempo, eu sentia a necessidade de mudar o visual de meu blog, o Gerenciando Blog. Da vez anterior, eu havia feito todo o trabalho sozinho e o resultado foi o esperado: como não tenho a menor intimidade com artes visuais, ficou dentro do mínimo aceitável. Desta vez, decidi fazer diferente e contratar especialistas para me auxiliar nesta tarefa.

Primeiro, entrei em contato com um profissional que, em poucos dias, desenvolveu minha nova logomarca. Todo o trabalho foi especificado, contratado, pago e entregue pela internet. Por curiosidade, descobri que ele mora em Goiânia, a 1.000 km de distância, o que não fez a menor diferença. O mais surpreendente estava por vir: para desenhar um novo layout para o Gerenciando Blog, contratei outro profissional - que eu sabia estar fora do Brasil, mas nem imaginava onde. Da mesma forma que o trabalho anterior, tudo desenvolveu-se sem problema algum. Trabalho entregue e pago, perguntei-lhe onde ele vivia. A resposta: Albânia! Confesso que precisei ir ao Google para descobrir que o país fica no leste europeu.

O que eu quis mostrar com essa pequena história é que a internet tornou possível a realização de serviços envolvendo pessoas de diferentes partes do mundo. Há facilidades hoje que sequer podíamos vislumbrar quando não existia essa rede mundial nos conectando.

O caso que utilizei para ilustrar essa realidade é um extremo: não houve nenhum objeto palpável em todo o processo. Tanto o produto quanto o pagamento foram digitais. Para realizar pagamentos, você pode contar com as facilidades do cartão de crédito ou, se preferir, com serviços digitais que permite enviar pagamentos em qualquer moeda e a qualquer lugar do mundo. Quando o processo envolve produtos físicos, isso é igualmente surpreendente. Algumas semanas atrás, realizei a compra de um produto vindo de Hong Kong – literalmente do outro lado do planeta – pagando poucos dólares por ele. O produto chegou sem problemas e sem sequer a cobrança de frete.

A globalização digital, acessível a todos, traz facilidades e complicações. A maior facilidade é que você possui um mundo disponível em seu computador, não importando distâncias e barreiras geográficas. Você pode contratar serviços e adquirir produtos vindos de qualquer parte do planeta.

A complicação está justamente na contrapartida: se você é um fornecedor de produtos e serviços, precisa também estar pronto para essa realidade. Dependendo de seu nicho de atuação, a concorrência será enorme. Se você não oferecer diferenciais e condições competitivas, poderá perder um negócio para uma empresa de Hong Kong ou um profissional albanês.

Você está pronto para essa realidade?

Comentários