Google Panda - A busca pela qualidade
Recentemente, foi noticiada a entrada em operação do Google Panda para o idioma português. Por trás do nome engraçado, estão mudanças complexas nos algoritmos de busca do Google, com o objetivo de privilegiar os sites de alta qualidade. Na prática, o que o Google objetiva com esse mudança é que, quando você fizer uma busca, sejam apresentados para você nas primeiras posições sites que tragam o que você esperava obter.
No artigo Prepare-se: Google altera mecanismos de indexação visando melhorias, publicado recentemente aqui no Itu.com.br com base na tradução de um documento do Google, são listadas as indicações de que um site possui alta qualidade. Entre os itens, estão o fato de serem exibidos textos originais, escritos por especialistas, sem erros de ortografia e que os leitores indicariam para outras pessoas. Mas, como transformar isso em um programa de computador, que consiga identificar automaticamente essas características?
Não é uma missão simples. Mas, são esses detalhes e preocupações que colocam o Google à frente de seus concorrentes. Como eu já dizia em meu artigo inaugural desta coluna, a empresa sempre se preocupou em mostrar aos usuários os resultados que realmente interessam, tentando driblar as técnicas fraudulentas utilizadas para enganar o buscador e posicionar resultados sem importância. Num primeiro momento quem ganha é o usuário. Também ganha quem produz conteúdo original e de qualidade. Mas, quem ganha mais é o próprio Google, que transmite confiança e pode cobrar mais caro pelos anúncios que oferece aos seus anunciantes.
Mas, vamos focar os resultados para você, usuário do Google. O que se espera agora é que, você veja cada vez menos, nos resultados de suas buscas, aquelas páginas que possuem apenas propagandas. Também devem desaparecer as páginas que foram copiadas de outros sites. O Panda também deve se encarregar de banir páginas lentas para carregar, mal escritas e com péssimo layout. No fim das contas, o Panda será bem sucedido se o que você queria encontrar estiver logo nas primeiras posições, sem precisar carregar a próxima página dos resultados do Google.
Você que está lendo este artigo pode estar também do outro lado da história. Se você tem um site ou blog e sentiu que suas visitas vindas do Google vêm caindo nas últimas semanas, é um sinal de alerta. É bastante provável que você tenha caído nas garras do Google Panda. Se este é o seu caso, não adianta reclamar ao Google. Faça um exame de consciência sobre o que você vem produzindo e tome as ações para evitar continuar sendo punido. O artigo Você tem medo do Google Panda?, que escrevi recentemente no Gerenciando Blog, lhe trará diversas dicas para isso.
E, se as visitas que seu site ou blog recebe aumentaram, parabéns! Você ganhou um novo – e valioso! – amigo.