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Publicado: Domingo, 9 de janeiro de 2011

Idoso: versão consumidor

Idoso: versão consumidor

Engana-se aquele que subestima o poder de compra do Idoso Brasileiro, e mais ainda os que pouco investem ou que quase nunca costumam traçar estratégias específicas para atrair essa coorte de consumidores, que ao contrário do que se pensa, não é nada conservadora em seus hábitos de consumo.

Segundo Gabriela Coutinho do Mundo Marketing, o perfil do idoso brasileiro mostra que ele está mais planejado em relação às compras. Pesquisa do Datafolha publicada em 2008 revela que 72% dos idosos saem de casa todos os dias. Além disso, eles sempre pedem uma segunda opinião antes de escolher determinado produto, desta forma é sumamente válido investir na capacitação especializada de pessoal para atender este público.

Sim, os idosos brasileiros levam o “Carpe Diem” a sério quanto ao consumo, entretanto este é feito de maneira planejada e a “menina dos olhos” do mercado é sem dúvida a Fidelização, e não somente a satisfação do cliente, não basta que o Idoso esteja feliz, mas sim que sinta-se constantemente atraído pelo produto, e ainda mais pela forma de como o serviço é prestado.

Segundo Sidney Porto, diretor de planejamento e relações com o mercado da Gerencial Brasil e especialista em trade marketing, “Com independência financeira, vontade de gastar e consciência sobre como e o que consumir, essa população começa a chamar a atenção dos empresários para a importância do atendimento personalizado e da fidelização”.

A inserção cada vez mais expressiva do Idoso no mundo virtual é sem dúvida facilitadora da manutenção deste público no mercado mesmo nas idades mais avançadas.
Segundo o Datafolha e o IBGE, os idosos são responsáveis por 10% do varejo físico e 50% do varejo virtual. Somam 77%, os idosos que gastam entre R$100 e R$ 500 mensais no supermercado; 80% têm algum tipo de renda; 20% associam as compras a uma atividade de lazer; 70% não compram por impulso além de evitar comprar nos fins de semana.

E quem mais tem a capacidade de conhecer o cliente idoso identificando suas características, necessidades e desejos utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e estabelecer um elo de confiança criando facilidades para os clientes e barreiras para a concorrência? Os Gerontológos! YES, WE CAN!

Somos facilitadores na identificação das demandas destes consumidores, pois sabemos que grande parte dos idosos possuem vida ativa, e são sem dúvida, consumidores de quase tudo, abertos a negociação e que precisam de produtos e atendimento de acordo com as suas necessidades e limitações.

Então fica a dica:

Empresário, contrate um Gerontológo você também!

Seja para desenvolver ou divulgar seus produtos ou para capacitar seu pessoal.

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