Colunistas

Publicado: Terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Incêndios (2010)

Incêndios (2010)

Denis Villeneuve é o excelente diretor de “Os Suspeitos”, “O Homem Duplicado” e “Incêndios”. Em todos os seus filmes ele apresenta um olhar diferenciado dentro da obra, mas ao mesmo tempo alguns aspectos em comum. Um desses aspectos é como ele aborda tanto a humanidade dos seus personagens como a crueldade onde eles estão envolvidos.

Em “Incêndios” filme que foi lançado em 2010, Villeneuve aborda por vários ângulos e também na narrativa a passagem de uma família ao longo do tempo abordando não só o passado, mas também o presente de todos os envolvidos.

O começo do filme já é muito chamativo, ele se passa no Canadá e na Palestina vemos as planícies do deserto na primeira imagem, começando com um belíssimo plano geral mostrando as colinas e também a devastação da natureza em meio ao lugar, logo a câmera vai entrando e estamos dentro de uma escola. Lá o diretor usa um plano sequencia onde vemos alguns extremistas que estão raspando a cabeça de crianças. E logo ele passa para um close, onde estão raspando a cabeça de um menino e ele encara fixamente a câmera e nos olha através da quarta parede. Essa quebra da narrativa é fantástica vemos a tristeza e também ódio através do olhar dele.

As interpretações são um show a parte, apesar de o diretor ser canadense ele optou por usar não atores para alguns papeis dentro da Palestina. Mas os atores principais vividos por Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette e principalmente Lubna Azabal são o destaque da trama toda. Uma família que se vê num impasse entre descobrir a verdade sobre a sua mãe e também desenterrar tanto alguns tabus (mesmo que sem querer), como também fazer uma denuncia sobre um conflito insano motivado pelo egoísmo do homem.

A facilidade em que o filme fala de conflitos, desprezo e também o amor é incrível. Uma obra fantástica difícil não se emocionar com tudo que acontece com os personagens, a luta de uma mulher para sobreviver em um país misógino e também a luta de dois irmãos para realizar o ultimo desejo de sua mãe. E uma verdade que destrói e choca o final do filme.

“Incêndios” é uma obra completa, assim como toda a filmografia de Denis Villeneuve. Veja e se emocione com essa linda história e seus planos técnicos lindíssimos.

E bons filmes!
 

Comentários