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Publicado: Quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Inteligência coletiva

Crédito: Divulgação Inteligência coletiva
"Idéias compartilhadas gera inteligência coletiva"
O filósofo francês Pierre Lévy, da Universidade de Ottawa, Canadá, é um dos maiores estudiosos sobre o assunto.
 
Ele define Inteligência coletiva como a soma das inteligências individuais que se tornam disponíveis através de veículos de comunicação, como a internet, e que podem ser compartilhadas por pessoas do mundo inteiro resultando numa aprendizagem coletiva.
 
A internet é uma ferramenta que favorece também o espaço para que cada um registre suas experiências, pensamentos, pontos de vista propiciando a construção de um saber comum. Esta troca de idéias pode ser chamada de cooperação intelectual, tão importante para o desenvolvimento social e cultural de uma sociedade.
 
Lévy afirma que hoje o ser humano vive diante de uma explosão de conhecimentos e que cabe a ele selecionar e organizar para poder compartilhar este conhecimento criando assim a inteligência coletiva. Com esta nova postura a qual pode atuar de forma direta como receptor, emissor e produtor de informações, pôs por terra a passividade diante dos meios clássicos de comunicação em massa, anteriormente existentes como o jornal, o rádio e a televisão.
 
A escrita hoje faz parte do suporte eletrônico se tornando mais acessível, flexível e consequentemente compartilhável. Só pode existir segundo Pierre Lévy “desenvolvimento da inteligência coletiva se houver cooperação competitiva ou competição cooperativa”. Trata-se de um jogo cooperativo onde se acumula conhecimentos promovendo o progresso do saber.
 
É a possibilidade de competição que gera a cooperação. Parece paradoxo, mas não é.
A liberdade de expressão, onde cada um expressa sua opinião diante de um determinado assunto, pode-se denominar competição. A possibilidade de se ter acesso irrestrito a estas informações pode-se denominar de cooperação. O equilíbrio que deve existir entre eles dá origem à inteligência coletiva.
 
Quando muitas pessoas têm um mesmo interesse num determinado assunto e se unem com contribuições de pensamentos, de pesquisas não necessariamente combinatórias, com certeza, o resultado será muito mais enriquecedor para todos que compartilharem dos resultados.
 
Devemos preparar nossos alunos para serem pessoas capazes de tomar iniciativas, resolver problemas, coordenar e saber agir coletivamente de forma organizada e espontânea.
 
Na educação, o uso da internet como ferramenta colaborativa coloca o professor como estimulador na troca, no debate e na crítica frente ao conhecimento. Ele deve ser o mediador no reconhecimento  do conhecimento que está no outro e na valorização do conhecimento que é adquirido a partir de experiências obtidas dentro e fora da escola.
 
Na verdade a escola deve ser o lugar aonde se deve aprender a gestão dos conhecimentos.
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