Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Introdução ao Visagismo

Crédito: Arquivo Cosmopeel Introdução ao Visagismo

Visagismo, palavra derivada do francês VISAGE (rosto), expressa-se como a arte de criar uma imagem pessoal  que valoriza as características físicas e revela as qualidades da personalidade de cada pessoa.

A grande tendência da atualidade é a personalização, especialmente no que se refere à imagem pessoal. Sentir-se belo e único é muito importante hoje; beleza e estilo não são vistos como coisas fúteis e superficiais.

Estilo é fundamental. Expressa conteúdo: valores, conceitos e uma filosofia de vida. A criação de beleza com estilo estabelece uma identidade personalizada. Isso é visagismo.

O método inédito de aplicação de visagismo, PHILIP HALLAWELL é baseado na percepção de que as linhas, as formas e as cores que compõem a imagem pessoal - o rosto, o cabelo e a roupa - são símbolos universais e compreendidos por todos da mesma maneira, por isso são chamados de arquétipos.

Os arquétipos provocam reações emocionais instantaneamente, antes mesmo de a imagem ser reconhecida e entendida racionalmente. O método foi desenvolvido a partir de associações de diversas áreas de conhecimento e ciência: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia.

O Visagista não é psicólogo, mas lida diretamente com a psicologia da imagem. A construção de imagem afeta a pessoa no nível emocional e no psicológico, e pode mudar seu comportamento.

A cada semana vamos abordar um tema relacionado com o visagismo e como podemos valorizar nossas características positivas de acordo com o temperamento de cada pessoa.

Comentários