Invasão cor de rosa nas trilhas de Itu
Quem pratica ou está começando a praticar o mountain bike sabe que é um esporte de constantes superações, passamos por momentos de pura concentração onde o dialogo com o ser interior é comum, principalmente nas subidas da vida, que para superá-las é necessário muitas vezes, além de manter a concentração e a respiração, capacidade de suportar o esforço físico e o sofrimento. Capacidade que todos sabemos, e já foi provado cientificamente que as mulheres tem e de sobra.
Ultimamente em Itu o numero de mulheres praticantes e iniciante no mountain bike está cada vez maior. Para mim isso é uma enorme surpresa, pois há uns três anos atrás, encontrar uma mulher para pedalar e fazer companhia para a minha esposa era quase impossível. Existiam algumas, mas elas só pedalavam no asfalto, o que a levou a estar sempre pedalando com os homens e adquirindo assim uma enorme experiência com as bikes, tanto na pilotagem como no funcionamento, o que para mim é muito importante para quem pretende iniciar no esporte, principalmente no quesito troca de marchas. E como não podia deixar de ser mais uma enorme paixão pelo esporte surgiu.
O pelotão feminino vem aumentando dia a dia e o mais curioso é que, é sempre na forma de um casal, seja de amigos, namorados ou casados o que significa um crescimento ainda maior no grupo.
A presença feminina vem dar um colorido e um astral diferente nas pedaladas e o mais intrigante é saber onde elas arrumam fôlego para pedalar e conversar ao mesmo tempo. E como falam! Além de queimarem várias calorias não desperdiçam a oportunidade de colocar o papo em dia, principalmente nas paradas para o lanchinho.
Brevemente estaremos contando com a presença de mais duas companheiras nas pedaladas, uma delas é a Estela Sonsini, que está se adaptando ao presente de aniversário de casamento dado carinhosamente pelo maridão Edinho, a outra é a Lílian Veronezzi, que comprou uma bike recentemente e já está fazendo companhia para o seu marido Marcelo, outro ituano apaixonado por mountain bike. Mas não posso esquecer de citar a família Savioli que vem encarando as estradas e trilhas de Itu não faz muito tempo e que conta com a presença de quatro integrantes, a Cleide, a Alexandra, a Sandra e a Maria Alice e que um dia destes nos surpreenderam em um passeio que fizemos juntos, mostrando coragem e muita força de vontade, encarando subidas, trilhas e muitos obstáculos com satisfação e o prazer de mais uma superação alcançada.
Tem também a Tati (tia Xuxa), a Adriana Vaccari outra ituana só que hoje morando em São Paulo, a Amanda, a Néia e outras que não me vem na memória.
A única coisa que tenho a dizer a todas é meus parabéns!
Vocês provam que a única coisa necessária para se iniciar em um esporte é a atitude, é ir aos poucos, sempre levando tudo como lazer.