Publicado: Quarta-feira, 28 de março de 2007
Lixo: melhore a sua pegada
Viver sem deixar rastro era o ideal dos seus antepassados, conforme relata o índio Kaká Werá da tribo guarani. Povos ancestrais procuravam caminhar com leveza sobre a Terra e mostravam sua gratidão pela Terra por meio de festas e celebrações em harmonia com a natureza evitando desequilibrá-la.
Devemos nos inspirar nos antepassados e acertar o passo da economia com o passo da ecologia, sob pena da caminhada estar abarrotada de lixo.
As cidades ocupam 2% da superfície da Terra, mas consomem 75% de seus recursos. 120 mil toneladas de lixo são geradas no Brasil diariamente.
LIXO é um conjunto de materiais de tipos diferentes provenientes das atividades humanas. Nas nossas casas, o lixo geralmente é constituído de restos de alimentos, papéis, plásticos, metais, vidros, madeiras, varreduras de casa, papel higiênico, etc. São de 450 a 1k de lixo por habitante.
O lixo, quando disposto inadequadamente, polui o solo, alterando suas características, constituindo-se num problema ambiental, estético, ameaçando a saúde pública e causando muitas doenças.
No Brasil, são geradas 125.281 toneladas de lixo domiciliar, diariamente, em todos os municípios brasileiros.
A prefeitura é responsável pela coleta do lixo e também cabe a ela determinar o que fazer com o lixo coletado. Os destinos mais comuns para o lixo de uma cidade são os lixões, os aterros sanitários e controlados, a compostagem, a incineração e, atualmente, também a reciclagem.
A prefeitura é responsável pela coleta do lixo e também cabe a ela determinar o que fazer com o lixo coletado. Os destinos mais comuns para o lixo de uma cidade são os lixões, os aterros sanitários e controlados, a compostagem, a incineração e, atualmente, também a reciclagem.
Destino do Lixo no Brasil nos 5.507 municípios:
63,6 %
|
Utilizam Lixões
|
13,8%
|
Aterro sanitário
|
18,4%
|
Aterro controlado
|
5%
|
Não informou
|
Fonte: IBGE- 2000
Esta sendo desenvolvida a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com o objetivo da gestão integrada e formar uma consciência comunitária sobre a importância do consumo de produtos e serviços que não poluem o meio ambiente e estimular as atividades de coleta de resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis.
Em ITU o serviço de coleta de lixo é feito pela Prefeitura, atendendo a toda cidade. Todo o lixo coletado é disposto fora da área urbana, em um aterro sanitário localizado na estrada do Pinheirinho, Bacia do Córrego Braiaiá.
A Coleta de Recicláveis do Município de Itu teve início em 2000 com a fundação da COMAREI – Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu com o objetivo de incluir catadores e profissionalizá-los. Tem como meta desenvolver a coleta seletiva ambientalmente correta e gerar renda aos seus associados através da venda direta dos recicláveis para os recicladores.
Num processo similar ao da própria natureza (onde tudo é reaproveitado, tornando-se nova fonte de vida), o que era visto como sujo, desprezível, pode ser novamente energia, matéria-prima. Reciclar &
Comentários