Lombalgia Gestacional
Durante a gestação muitas mudanças acontecem para o desenvolvimento fetal ser perfeito. A lombalgia é um sintoma de dor que acomete a coluna lombar, podendo apresentar irradiação para membros inferiores, interferindo nas atividades diárias da gestante podendo levar a distúrbios do sono.
Pesquisas mostram, que cerca de 65% das mulheres apresentam dor lombar durante a gestação e isso independe das características das gestantes, a causa dessa dor é decorrente da biomecânica alterada, como a hiperlordose gestacional (aumento da curvatura lombar compensatória) e de todas as mudanças que ocorrem aumentando o estresse mecânico nesta região.
A prevenção deve ser realizada desde o início da gravidez, principalmente quando a gestante já apresentava queixas de dor. O trabalho do Fisioterapeuta é orientar quanto às posturas corretas, iniciar um trabalho de alongamento e fortalecimento de toda musculatura e a massagem miofascial, para relaxamento.
Através de acompanhamento durante todo o pré-natal, a gestante além de ter uma preparação para o parto, será orientada sobre cada fase gestacional.
A qualidade de vida durante os 9 meses é indispensável, para que a mulher possa continuar suas atividades normalmente, como trabalho, atividade física, etc.
Hoje com este atendimento especializado para a área de Obstetrícia, as futuras mamães têm conforto e segurança, para uma gestação saudável e consequentemente parto e pós-parto sem complicações.