Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 2 de junho de 2005

Mais sobre Yôga - parte 18

O texto abaixo foi extraído do livro Tudo Sobre Yôga do Mestre DeRose

39. É recomendável praticar Swásthya Yôga durante o período menstrual?

Se vai praticar em casa, através de livros e sem exame médico desaconselha-se por não haver um orientador a par da saúde, idade e hábitos culturais da praticante. Em um núcleo credenciado, com o instrutor qualificado em classe e tendo feito um exame médico específico para a prática de Swásthya Yôga, não há contra-indicação expressa. A maior parte das praticantes e instrutoras pratica normalmente nesse período.

40. E para gestantes, há algum impedimento?

A gestação não é doença e por si só não impede a prática de Swásthya Yôga. Se a gestante está com algum problema de saúde, aí sim, terá que ser estudado o que é que ela pode fazer ou não. Contudo, o exame médico é uma rotina exigida por lei para todos os praticantes de ambos os sexos e todas as idades para qualquer modalidade de exercícios, mesmo se eles forem inteligentes e biológicos, como é o caso do Swásthya Yôga.

Se a gestante não praticava antes da gravidez, aconselha-se que nos primeiros três meses de gestação pratique apenas os respiratórios, relaxamentos, meditação, mantras, pújás, mudrás, alguns kriyas (nauli, não) e apenas os ásanas mais simples.

Se já era praticante de Swásthya Yôga, é só continuar e seguir as recomendações do seu médico e do seu instrutor.

Caso aspire apenas por uma boa gestação e um parto feliz, a gestante não deve declarar que está praticando Yôga. Yôga é outra coisa, conforme já foi bem explicado no contexto deste livro.

Na Rede DeROSE não trabalhamos com gestantes para fins de parto. Entretanto, ninguém precisa interromper sua prática de Swásthya Yôga por ter engravidado.

41. Crianças antes da puberdade podem praticar Yôga?

A idade ideal para iniciar a prática de Yôga é depois dos 15 anos. Em geral quem começa antes, interrompe durante a adolescência. Por outro lado, quem começa durante a adolescência não pára mais.

O Yôga não é para crianças nem para idosos. É para adultos jovens de 16 anos em diante.

Nós não trabalhamos com crianças e, por motivos administrativos, solicitamos aos pais que não as tragam, mas, se elas quiserem, podem praticar em casa.

42. Como fica a questão das contra-indicações tão mencionadas por alguns autores?

Esses autores dirigem sua propaganda para os enfermos e idosos. É natural que se preocupem tanto com as contra-indicações. Nós trabalhamos com outro público, jovem e saudável, portanto, não precisamos enfatizar esse tópico. Ademais, o exame médico obrigatório já define satisfatoriamente o que cada qual pode ou não executar.Não obstante, as contra-indicações que eu cito numa obra anterior permanecem perfeitamente válidas para quem pretenda praticar em casa. Como não sabemos a quantas anda a saúde desse praticante, recomendamos uma margem de segurança.

Comentários