Mais sobre Yôga - parte 21
O texto abaixo foi extraído do livro Tudo Sobre Yôga do Mestre DeRose
46. Onde encontrar bons livros sobre Yôga?
A bibliografia indicada encontra-se com mais facilidade nas livrarias especializadas. Muitas fornecem livros pelo correio e podem enviá-los para a sua cidade. Recomendamos que você dê preferência a encaminhar o seu pedido às que nos apoiam e têm nossos livros e produtos à venda:
Em São Paulo:
Livraria Zipak - Al. Lorena, 871, tel.: (011) 852-8288.
Livraria Horus - Rua Bela Cintra, 746/121, tel.: (011) 257-3718.
Livraria Spiro - Al. Lorena, 1979, tel.: (011) 853-8855
Alcaparra, Produtos Naturais - Av. Pompéia, 2544, tel.:262-7674.
Casa Fretin - R. S. Bento, 176 e Al. dos Arapanés, 1100.
No Rio de Janeiro:
Livraria do Francisco - PçaOlavo Bilac,28 slj201,tel.: 222-6298.
Livraria Pororoca - R. Visc.de Pirajá,540 slj 309, tel.: 274-4343.
Em Porto Alegre:
Aeon - Borges de Medeiros, 859 (na escadaria), tel.:226-8083.
Em Belo Horizonte:
Livraria Dharma - Av. Getúlio Vargas, 1624 l/C1.
Agência Status - Av. Cristóvão Colombo, 281.
Astral - R. Alagoas, 1314/10B, Shopping 5ª Avenida.
Diala - R. Estevão Pinto, 1540.
Livraria Ouvidor - R. Feranandes Tourinho, 253.
Zen Point - R. Aimorés, 1717.
47. Deve-se ler qualquer livro que aparentemente tenha a ver com Yôga ou assuntos similares?
Como já recomendei anteriormente, resista heroicamente à tentação de ler qualquer coisa, só por tratar-se de Yôga ou de alguma matéria supostamente semelhante. Melhor é reler várias vezes um bom livro do que ler vários livros novos que sejam contra-indicados. E, convenhamos, com uma bibliografia tão boa e extensa, você não tem necessidade de sair gastando o seu tempo e dinheiro com livros que poderão prejudicar não apenas a sua cultura mas também a sua saúde mental. Consulte o Mitos e Verdades, nota sobre Egrégora.
Repeti esta recomendação por considerá-la sumamente relevante.
48. Como saber que livros são desaconselháveis?
Desaconselháveis são os livros escritos por leigos que ensinam uma visão distorcida e idéias erradas por ignorância do autor, pois qualquer pessoa pode publicar um livro se o editor achar que vai vender bem.
Desaconselháveis são os livros escritos por personalidades psicóticas que muitas vezes implantam no leitor conflitos e distorções de comportamento, ao pregar, por exemplo, que tudo é ilusão ou que a sexualidade, beleza, dinheiro, etc. são censuráveis.
Desaconselháveis são ainda os livros que, sob o pretexto do universalismo ou da rolística, criam híbridos, mesclando coisas incompatíveis e oferecendo ao leitor uma miscelânea apócrifa que não vai levá-lo a lugar algum, mas que seguramente trará conseqüências desastrosas para sua saúde e equilíbrio mental.
Não podemos generalizar, mas alguns sintomas são os seguintes:
a) Qualquer alusão à repressão sexual torna o livro potencialmente suspeito, pois é através da repressão sexual que certas ideologias conseguem manipular as pessoas. A partir do momento em que um animal é castrado, torna-se dócil.
b) Outro sinal de que um livro pode não ser sério é o fato de o autor se mostrar ao leitor como uma pessoa muito espiritualizada, boa e compreensiva, falando de Deus com freqüência excessiva. No nosso métier, todos os lobos usam pele de cordeiro.
c) Em termos de prática, uma característica de que um livro não é confiável é ele mandar fazer as invertidas sobre a cabeça usando a parede como apoio. O perigoso é justamente a parede. A natureza é sábia. Se você não estiver apto a executar a parada sobre a cabeça a Mãe Natureza impedirá que você execute o exercício, fazendo-o cair e ficar em segurança... no chão! Mas se houver uma parede atrás, você não conseguirá cair. Ficará artificialmente retido nesse apoio, mesmo sem ter condições ou saúde. Isso tem causado problemas na coluna cervical e coisas mais sérias em pessoas idosas ou enfermas que leram essa orientação num livro aparentemente bem conceituado e puseram em prática em casa, sozinhos, sem um exame médico.
49. O que é que o professor acha dos livros do... ?
Não é cordial da parte do estudante apresentar questões que eventualmente nos induzam a emitir alguma opinião desfavorável acerca deste ou daquele autor, mesmo não sendo de Yôga.
Vamos convencionar assim: os livros ou autores que não recomendarmos expressamente são aqueles que não apreciamos ou que desconhecemos. Tanto num caso quanto no outro, não consideramos elegante exprimir qualquer apreciação.