Mais uma vez o futebol...
Não sou contra a paixão em se correr atrás de uma bola, em um grande período de minha juventude até alimentei sonhos de se tornar um jogador de futebol, como a maioria dos jovens brasileiros, que vendo no futebol a oportunidade de crescimento financeiro e melhor qualidade de vida para sua família, alimentam sonhos e na maioria das vezes colhem decepções.
O mundo do futebol é cheio de disputas, não só entre as linhas do gramado mas também em todo ambiente em que o assunto discutido é o futebol, seja nos bastidores, nos bares, nas rodas de amigos, na hora do almoço, na igreja, enfim em todo o lugar que o assunto for discutido, a disputa é acirrada e chegando muitas vezes nas vias de fato e com atitudes muitas vezes até vingativas, ainda mais quando o assunto futebol se junta com a política.
Em Itu isso não parece ser diferente, e mais uma vez o futebol parece ser o responsável pela agitação e atraso político que insistem em atacar a nossa cidade. Muitos sabem dos últimos acontecimentos, e que resultou até em um racha político na atual administração, deixando a maioria dos eleitores ituanos confusos e até decepcionados com toda esta agitação.
Há um tempo atrás também aconteceu uma pendenga como essa, só que com um agravante, envolvia, futebol, política e a bebida mais consumida no mundo do futebol, a cerveja... Pendenga essa que rendeu até umas trocas de tapas entre o prefeito e um grande empresário de Itu, e que resultou em uma longa disputa pessoal e na qual os maiores prejudicados nessa briga foram os moradores da cidade, pois preocupados em alimentarem esta disputa, esqueceram de administrar o futuro da cidade, esqueceram de olhar para o turismo, nosso maior potencial, e o qual levamos até o titulo de Estância Turística. Esqueceram que não existe só o futebol como prática esportiva em Itu, existe o atletismo, o basquete, o xadrez, o vôlei, a natação, o judô, o tênis de mesa, o motocross, o ciclismo, enfim uma enorme lista de modalidades esportivas e com a participação de nomes importantes, sempre com grandes conquistas e levando o nome de Itu em todos os lugares em que vão realizar suas disputas.
Em meus trinta e três anos de idade e nascido em Itu, e acompanhando o esporte, não vi surgir nenhum jogador de futebol ituano como, Romário, Zico, Sócrates, Dida, Ronaldinho, só vi surgirem nomes como Marcio Ravelli, Rafael Zenni, o jovem Vinicius, o mais novo destaque da natação ituana, entre outros. Atletas que sempre vestiram a camisa de Itu e levam o nome da cidade em todos os cantos do planeta.
Com certeza este foi o motivo que troquei a bola pela bicicleta, pois o ciclismo além de ser uma prática esportiva completa e saudável, é o meio de transporte ideal para pequenas e média distancias, é ecologicamente correto e vejo que, atravéz da bicicleta, em conjunto com o turismo, tenho a chance de conquistar uma melhor qualidade de vida.
Temos que começar a olhar e estruturar melhor outros esportes, principalmente os Olímpicos e deixar o futebol caminhar com suas próprias pernas, pois já está bem crescidinho e estruturado em todo o Brasil. Temos que começar a olhar para os Santos de casa, pois eles estão fazendo verdadeiros milagres...