Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de setembro de 2001

Massa vezes velocidade ao quadrado

Depois que a Informática passou a preencher nosso dia-a-dia, a velocidade, a confiabilidade e a precisão passaram a ser constantes na nossa vida, principalmente através das poderosas redes de comunicação. Com isso, o desafio passa a ser conectar e interligar as pessoas, proporcionando-lhes um ambiente criativo, moderno e, principalmente, interativo.
   A Internet passa hoje por uma nova fase, muito diferente do cenário anterior onde é muito importante o planejamento de marketing a médio prazo, planejamento esse que reflita em ações concretas. Como tudo tem mudado com muita rapidez na rede, as empresas que não acompanharem essas tendências atentamente correm um sério risco de ficarem com seus sites obsoletos. Portanto hoje, não basta estar na rede, uma presença na Internet tem que estar sustentada por uma ação de marketing estruturada, um design atual e um forte e consistente conceito de interatividade.
   Longe de ser um processo subjetivo, o design é uma peça de valor objetivo empresarial que vem ganhando importância a cada dia, diante da crescente necessidade de comunicação em que as empresas se vêem envolvidas. Frente a isso o design surge como um importante fator de competitividade empresarial.
   A Extranet não é apenas uma home-page "reservada" com senha para acessar. Muito mais do que isso, é uma poderosa ferramenta de marketing onde todo o know-how do business to business pode ser potencializado.
   Funciona como se a sua empresa residisse no cliente. A qualquer hora, ele pode requisitar qualquer dos seus serviços e obter um pronto atendimento. O site reconhece quem é o cliente e habilita as informações específicas para ele. O mais importante é que o sistema interage como se estivessem todas as pessoas com quem o cliente precisa interagir.
   Marketing é a arte de criar e manter clientes, onde a comunicação é sua principal ferramenta. A Comunicação de hoje e de amanhã está intimamente ligada à Tecnologia da Informação e esta, intimamente ligada à Multimídia. Estamos em plena "Era da Informação" onde a massa de consumidores será atendida individualmente e com uma velocidade nunca antes imaginada possível. As empresas migrarão de áreas para processos, de hierarquia para responsabilidades, de emprego para tarefas, de local para global, de vertical para horizontal e tudo isso, de hoje para amanhã.
   
Comentários