Não tem mais bobo
Após indas e vidas, sobraram quatro times dos 64 que iniciaram a disputa pela Copa do Brasil. Conhecida como 'caminho mais curto para a Libertadores', o torneio nacional vem ganhando força recentemente, principalmente pela não-classificação de equipes consagradas na competição sul-americana. Mas, diferente do que se esperava, não serão os times consegrados que terão a chance de conquistar a taça: dos quatro semifinalistas, nenhum a conquistou. Ceará e Vasco já foram finalistas - em 1994 e 2006, respectivamente - mas, independente de quem levar, será um campeão inédito.
Isso só reforça aquele recente clichê no esporte: "não tem mais bobo no futebol". Recentemente tivemos dois exemplos claros de salto alto: as eliminações de Inter e Corinthians para os desconhecidos Mazembe e Tolima, nesta ordem. Os grandes time brasileiros possuem esse grave defeito, pensando que sempre irão vencer equipes de menor expressão apenas com a força da camisa. Não é bem assim. O futebol deixou há um bom tempo de ser só técnica. Hoje a força e condicionamento físico são vitais para a vitória. Não que nossos times não tenham evoluído nessa parte, mas sim as equipes adversárias se preparam e hoje podem bater de igual com Corinthians, Palmeiras, Santos...
Leve em consideração aquela outra frase batida: "futebol é uma caixinha de surpresas". Quem imaginava uma goleada daquelas do Coritiba em cima do Palmeiras? Quem imaginava o Ceará se classificando contra um Flamengo que conta com nada mais nada menos que Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho? E o Avaí, que fez história ao eliminar o São Paulo de Lucas, Casemiro e cia.? É difícil apostar contra um grande, mas na atual conjuntura do futebol nada mais será surpresa.
São Paulo eliminado
O São Paulo pagou pelos pecados do primeiro jogo. Ao fazer apenas 1 a 0 em casa contra um perigoso Avaí, o tricolor paulista mostrou que ainda não tem um time sólido. Um dos maiores culpados dessa vez, com toda certeza, é o treinador Carpegiani. Sua insistência em escalar Marlos deixa até rivais irritados. E, como bem lembrou o amigo de Facebook, Reinaldo Gottino, "o cara tem um Rivaldo no banco e não coloca, merece perder mesmo".
Nove anos
Como bem lembrou o parceiro da Rádio Cidade FM, Luciano Veiga, ontem foi o aniversário de nove anos da principal conquista do Ituano, o Paulistão de 2002. Ano que vem o Galo merece um time decente e competitivo para honrar os dez anos do feito e, quem sabe, repeti-lo.
Final do Paulistão
Como bem escrevi no texto principal da coluna, "futebol é uma caixinha de surpresas". Mesmo jogando em casa, não dá para apontar o Santos como favorito ao título. Nem mesmo o Corinthians. Os dois são times acostumados a brigar por troféus, crescem em decisão. Analisando time por time, dá Peixe. Vamos conferir o jogão às 16h de domingo para, enfim, sabermos.
Gata do Paulistão
Se na bola a situação foi complicada, nas passarelas o Ituano foi demais. A gata do Galo (solta os bichos!), Naiana Nascimento, ficou em terceiro no concurso para escolher a musa entre as belas representantes dos 20 times da série A1 do Paulistão. A vencedora foi a gata do Bragantino, Caroline Sautchuk, seguida da gata do Noroeste, Julie Ferreira. Confira aqui as fotos das belas gatas!
Papai Neymar
O jovem atacante do Santos vai encarar sua maior batalha: a paternidade! Aos 19 anos de idade, Neymar será pai. A estrela do elenco santista confirmou ter engravidado uma menor de idade e que vai assumir a responsabilidade. Menos mal, mas ter uma responsabilidade tão grande e tão cedo deve ser uma barra. Parabéns ao papai!
Amistosos de gala
Segundo o jornal Lance! Ronaldo participará de alguns amistosos de luxo para encerrar de vez sua carreira. Possivelmente para o início do mês que vem, o Corinthians irá marcar jogos festivos contra Inter de Milão e Barcelona, ex-clubes do Fênomeno. Além de servir como um 'super-treino' para o Timão, as partidas visam arrecadar dinheiro com os direitos de imagem do eterno camisa nove e um tal Lionel Messi, camisa dez do time catalão...