Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 23 de março de 2009

O Comportamento padrão

Quando optamos por abraçar a prática do Método DeRose*, do yôga antigo, com todos os aspectos que cercam essa cultura, deixamos de lado certos costumes que intrigam e despertam a curiosidade do público.
 
Mas o que é que existe de tão misterioso, pergunta o leigo?
Misterioso? Nada!
 
A ação que se destaca por ser a mais visível aos olhos dos que nos conhece superficialmente, são as opções alimentares e comportamentais que fogem ao padrão. O fato de buscarmos pela prática dessa filosofia um estado ampliado de consciência faz com que deixemos de lado o consumo de substâncias que possam interferir de qualquer modo nesse objetivo. Entre as substâncias que não fazem parte da vida de um sádhaka (praticante), temos:
 
> O não consumo de carnes – Não importa se é branca, vermelha, roxa ou verde, (já conversamos antes sobre isso em outra matéria).
> O não consumo de drogas – sejam elas lícitas ou ilícitas, ou seja, nada de álcool, fumo, sem falar nas que realmente chamamos de “drogas”.
 
É exatamente aqui que entra a curiosidade do público, por não conceber a idéia de que alguém consegue sobreviver sem essas substâncias.
Em conversa com minha monitorada, instrutora Cínthia Ferrari, constatei o quanto algumas pessoas ficam a observar-nos, o quanto despertamos a curiosidade naqueles que sabem do nosso life style:
Numa casa noturna conhecida da cidade, a Cínthia estava com suas amigas (que bebem, fumam etc) quando em determinado momento, segurou o copo de cerveja de uma delas para que esta se dirigisse ao toalete.
Nem um minuto se passou para que algum conhecido exclamasse:
Sabia que você não resistia!
A instrutora, com um sorriso, mostrou que segurava na outra mão sua garrafinha de água mineral.
 
Por qual motivo as pessoas pensam que não conseguem se divertir sem o consumo de certos entorpecentes? Condicionamentos? Desconhecer outras opções? Sentir-se integrado no grupo? Exemplo?
Não importa. O que realmente importa é: se você acha que alguns padrões não se encaixam naquilo que deseja para sua vida, saiba que não é o único.
 
* “O Método DeRose é uma Cultura, uma proposta de estilo de vida com ênfase em boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma. Algumas das nossas ferramentas são a reeducação respiratória, a administração do stress, as técnicas corporais que melhoram o tônus muscular e a flexibilidade, procedimentos para o aprimoramento da descontração e da concentração mental.” – DeRose

Definição extraída do blog deste educador. Para saber mais acesse:
http://www.uni-yoga.org/blogdoderose/
Comentários