Publicado: Quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
O fisioterapeuta no Centro Obstétrico e pós-natal
A fisioterapia vem se destacando em diversas áreas e uma delas é a obstetrícia. O trabalho junto com as gestantes é de fundamental importância, tendo hoje pós-graduação para esta atuação.
Em um artigo anterior, foi abordado o tema “Fisioterapia no pré-natal”. Hoje aproveito para descrever sobre o papel do fisioterapeuta no Centro Obstétrico e no pós-natal.
Quando a gestante entra em trabalho de parto, ainda tem pela frente um bom período até o nascimento do bebê. Em constante acompanhamento da equipe do Centro Obstétrico, ela pode ter o apoio do fisioterapeuta especializado nesta área. Além de uma pessoa para passar tranquilidade, o nosso trabalho é auxiliar a equipe, aliviando dores na coluna da gestante, câimbras e através de exercícios que ajudam na dilatação, descida do bebê e padrão respiratório.
Iremos ensinar à gestante, a maneira correta da respiração, para que ela facilite o trabalho da equipe na hora do parto no período de expulsão, fazendo a força correta para ser mais rápido e tranquilo.
Para alívio de dor lombar e câimbras é utilizado: massagens, alongamentos e duchas mornas. Já nos exercícios, utilizada a bola, feijão e faixa elástica.
Quando a gestante está pronta para ir para a sala de parto, o fisioterapeuta a acompanha, para que nos primeiros trinta minutos de vida do bebê, ele já seja amamentado, fazendo assim uma grande aproximação de mãe e filho.
No pós-natal, o nosso trabalho continua na orientação para o aleitamento materno, ensinando posturas corretas para a amamentação e a pega correta do bebê. Nos casos de complicações como fissuras mamilares, ingurgitamento, mastite, atuamos no tratamento, sempre com o objetivo de que o aleitamento não seja interrompido.
Nos tratamentos são utilizadas técnicas específicas, o laser (aparelho utilizado para a cicatrização), infravermelho (auxilia na descida do leite), massagem, exercícios para formação do bico e ordenha manual.
O trabalho é realizado com o intuito de dar à parturiente, um apoio essencial para que o aleitamento não seja prejudicado ou interrompido. Sendo que a amamentação traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.
- Tags
- fisioterapia
- parto
- gestante
Comentários