Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Galo não caiu

Crédito: Site oficial do Ituano O Galo não caiu
Assim como em 2009, torcida de Itu esteve presente

Nossa cidade tem um time de futebol. E não é qualquer time, e sim um com história e tradição, diferente de muitas cidades do interior que possuem os chamados "clubes-empresas", que servem apenas como vitrines de empresários gananciosos. Pois esse não é o caso do Galo. Sim, já foi num passado recente, mas não é a realidade do clube atualmente. O elenco, no papel, até que é competitivo, até acreditava numa classificação (nossa, que chute torto...) para a fase final. Pois bem, o que se viu foi uma equipe desnorteada, um futebol medíocre e uma diretoria atrapalhada. Acrescente a isso uma torcida desmotivada, que não compareceu nem quando o Ituano voltou a jogar em casa.

E, num roteiro que nem o mais sagaz roteirista de Hollywood imaginaria, a épica luta do Ituano contra o rebaixamento tem um final feliz. Mas vamos começar de onde se deve, do começo. O Ituano precisava vencer o Noroeste (também ameaçado pela terrível Série A-2) e torcer por um tropeço de Linense ou São Bernardo. O Galo fez sua parte, venceu tranquilamente o Norusca por 2 a 0, mas saiu, até então, abraçado com o clube de Bauru rumo à segunda divisão. Quando a torcida já saia do estádio, conformada com o rebaixamento, surge um grito de gol solitário no meio da arquibancada. O autor do grito, com seu rádio de pilha ao lado do ouvido gritou efusivamente: "Goooooool, da Portuguesa!". A Lusa era adversária do São Bernardo, brigava por uma vaga para a fase final - e conseguiu, além de ter dado uma ajuda para o clube de Itu.

Santa Portuguesa... Como bem escreveu o jornalista Rodrigo Gasparini, em seu perfil no Twitter, "o Ituano mostrou ontem que um raio pode cair 3 vezes no mesmo lugar", já que o time escapou do rebaixamento no último jogo pelo 3º ano seguido. Agora é torcer - e muito - para que isso não ocorra mais uma vez. Parafraseando o popular ditado, "3 é bom, 4 é demais"...

O Paulistão vai começar! (agora sim)

Depois de uma primeira fase com 19 jogos (!) que só serviu pro rebaixamento e para classificar 4 times (afinal, já sabia que os 4 grandes se classificariam), finalmente o Paulistão vai começar! Aposto numa final entre São Paulo e Corinthians, mas tudo pode acontecer até lá. Vamos conferir!

Real e Barça

O primeiro dos 4 confrontos entre Real Madrid e Barcelona foi morno. Pelo Campeonato Espanhol, Messi e Cristiano Ronaldo marcaram de pênalti e a partida ficou no 1 a 1. Esse resultado foi bom para o Barça, que jogou fora de casa e mantém grande folga de 8 pontos sobre os merengues. O título já é do time catalão, mas o mesmo não se pode falar das outras duas competições que os clubes disputam. O técnico do Real José Mourinho sabe lidar com copas, arrisco palpitar que o título da Copa do Rei e a classificação para a final da Champions League fique com o clube de Madrid.

Semana decisiva

Essa é uma semana decisiva para os principais clubes brasileiros. Pela Copa do Brasil, o Palmeiras joga contra o Santo André. Classificação garantida? Não arrisco nada depois do fiasco verde na Sul-Americana do ano passado. O São Paulo enfrenta o Goiás, fora de casa. Levando em conta a crescente das duas equipes, creio que o empate será o resultado mais justo. Fluminense e Santos jogam a vida na quarta-feira. Precisam vencer a qualquer custo (e, no caso do Flu, secar adversários) para seguir rumo às oitavas-de-final da Libertadores. O Flu não vai resistir, diferente destino terá o Santos.

Comentários