O livro "Pirilampos"
Pela ACADIL, Academia Ituana de Letras, lança-se na noite de hoje, última quinta feira de junho, 30, no Instituto do Legislativo Ituano, o livro “Pirilampos”.
O lançamento será precedido por palestra a ser proferida pelo eminente jornalista e poeta Jorge da Cunha Lima, com tema centrado no relacionamento entre as pessoas.
O livro “Pirilampos” surgiu em 2014 e fora cognominado, no seu lançamento, de edição caçula da ACADIL, de conteúdo intencionalmente leve, material para agradável compartilhamento com os leitores. No volume 2, em 2015, fez-se lembrar a ideia inicial de que se resgatassem textos guardados de há muito, sem prejuízo de matérias recentes e atuais.
Dir-se-ia então que se trata e se busca um meio de leitura leve e recreativa, uma inovação sem dúvida na linha editorial da Academia.
Bem de se falar, portanto, também da conhecida “Revista da ACADIL”, lançada no quase longínquo 1999 e daí em diante todos os anos, até 2015; dezessete edições. À vista, portanto, a de número dezoito, eis que sempre editada no segundo semestre.
Conteúdo recheado a evidenciar a vitalidade e apreço dos amantes da língua mãe, justamente confrades todos dessa atuante e já tradicional agremiação.
Em gestões anteriores, ocorrera, sempre com igual sucesso, a feliz inovação de que a própria ACADIL ensejasse oportunidade às pessoas em geral, habitantes de Itu e de fora, para que tirassem da gaveta textos seus desconhecidos ainda ou se dessem ao empenho de artigos novos e atualizados, atinentes a esta cidade histórica e quatro vezes secular.
O plano em princípio previa lançamentos desse gênero a cada dois anos, o que de fato aconteceu em duas oportunidades, com grande interesse despertado junto a colaboradores anônimos de Itu e região. O projeto conferira a esse plano o título de “Um olhar sobre Itu”. Útil e interessante por todos os sentidos, certamente que se lhe dará ensejo de retomada e continuidade.
Fale-se por último - e bem a propósito - de edições próprias de acadêmicos, com livros de temas variados e históricos, bem como da atuação de outros na imprensa local, tudo a evidenciar a vitalidade da hoje consagrada Academia Ituana de Letras.