Publicado: Terça-feira, 25 de setembro de 2007
O Poder dos Antioxidantes
Os Radicais Livres são compostos altamente reativos que são criados no corpo durante funções metabólicas normais ou introduzidos a partir do ambiente. Eles reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.
Os antioxidantes podem ajudar principalmente das seguintes formas:
> Diminuindo a energia dos radicais livres;
> Evitando a formação do radical livre;
> Interrompendo uma reação em cadeia oxidativa para minimizar os estragos causados pelos radicais livres.
Existem cada vez mais estudos apontando que os radicais livres estejam associados muitas condições de saúde diferentes, incluindo o processo de envelhecimento, câncer, artrite e problemas de coração. Os radicais livres em malhadores e esportistas estão associados a comprometimento do tecido muscular o que resulta em inflamação e dores musculares.
Aumentando o consumo de nutrientes anti-oxidativos você pode reduzir os riscos de problemas de saúde associados a eles. Devido às nossas dietas imperfeitas, poluição e vidas estressantes, nossas necessidades para estes nutrientes anti-oxidativos aumentam, tornando assim a suplementação com anti-oxidantes uma ótima idéia para levarmos uma vida saudável.
Mas qual antioxidante devo escolher, se a oferta no mercado está cada vez maior? Existem diversos nutrientes e suplementos com ação antioxidativa. Alguns são mais eficazes e seguros do que outros. Infelizmente muitos suplementos anti-oxidantes com nutrientes especiais entram no Brasil por contrabando e não contém o registro MS, o que representa um grande risco para o consumidor.
Exemplos de antioxidantes disponíveis:
> Whey Protein: A suplementação com Whey Protein tem demonstrado ajudar bastante a seu corpo produzir a glutationa, a qual é reconhecida como o “antioxidante mais poderoso do corpo”. Estudos também indicam que a vitamina C age em sinergia com a glutationa para fortalecer o sistema imunológico;
> Vitamina C: Quase como uma unanimidade, os cientistas e o público em geral concordam que a vitamina C é um dos antioxidantes mais poderosos. Pesquisas controladas por placebo, algumas duplo-cego, demonstraram que a ingestão de 400 a 3.000 mg de vitamina C por dia por vários dias antes e depois de exercícios intensos pode reduzir a dor e acelerar a recuperação muscular;
> Vitamina E: A vitamina E é um dos antioxidantes mais aclamados, demonstrando ter um efeito poderoso contra a deterioração das células e efeitos contra o envelhecimento. Algumas pesquisas demonstraram que a suplementação com vitamina E na quantidade de 800 a 1.200 IU por dia reduz medidas bioquímicas de atividade de radicais livres e comprometimento do músculo causado por exercícios vigorosos;
> Chá Verde: O chá verde contém muitos antioxidantes. Ele já demonstrou aumentar drasticamente os níveis de antioxidantes através de apenas 1 dose.
Muitos antioxidantes parecem agir em sinergia, portanto sendo uma boa idéia consumir mais de um para uma proteção mais completa contra os danos dos radicais livres.
Mais informações sobre antioxidantes você pode conseguir com uma consulta nutricional, onde a avaliação é bem mais completa e individualizada. Pois a dosagem da suplementação precisa ser avaliada de acordo com as quantidades de nutrientes supridas pela dieta habitual.
Comentários