O que esperar do Paulistão?
Quanto tempo sem escrever aqui, mais de um mês sem nem entrar no painel de controle de publicação... Mas prometo (para quem, não sei) que terei mais disciplina este ano e, consequentemente, você verá mais textos sendo postados nesta humilde coluna.
Pois bem, chega de lenga-lenga e vamos direto ao assunto: o futebol. O Campeonato Paulista começou como todos esperavam, em ritmo lento para os grandes clubes. Santos e Corinthians parecem meio desinteressados pela competição regional (até pelo compromisso na Libertadores, que já começa em fevereiro), diferente de Palmeiras e São Paulo que precisam voltar a levantar taças o mais rápido possível. A Portuguesa, atual campeã da Série B, parece que este ano será mais do que apenas a quinta força do estado.
Dos times do interior, destaco o Paulista de Jundiaí e a Ponte Preta, clubes com uma boa organização e talentos individuais (como o bom meia Denner, destaque do Galo do Japí nas primeiras rodadas). Já para o Ituano eu espero pelo menos uma sorte melhor do que a dos últimos três anos, onde o rubro-negro brigou para não cair em todos. O time comandado pelo experiente Ruy Scarpino tem que entender que o que vier é lucro na atual condição.
Para o rebaixamento, sempre os times que subiram recentemente são os maiores candidatos. Mas acrescento outros nomes nesta lista. XV de Piracicaba, Catanduvense, Guaratinguetá e Bragantino (que já foi campeão paulista, em 1990) são, para mim, os mais ameaçados com a sombra da Série A-2.
Na outra ponta da tabela, arrisco o palpite de campeão para o São Paulo. O tricolor se reforçou bem e é um dos grandes que mais precisam desse título – principalmente pelo investimento feito para qualificar seu elenco.
Mas tudo pode acontecer num campeonato duro como o Paulistão. Estamos apenas na segunda rodada, muita água vai rolar ainda. E que vença o melhor!
Não deu para o Galo
Jogando numa fria São Caetano do Sul, Santos e Ituano protagonizaram um bom jogo. O Peixe se saiu melhor e, de virada (2 a 1), conquistou sua primeira vitória na competição. Agora o Galo (que está na 10ª posição) tenta a recuperação contra o Guarani (o 11º na tabela), em Campinas. O jogo acontece neste domingo, às 19h30.
Manto Rubro-Negro
A camisa do Ituano, confeccionada pela Kanxa, mais parece uma página de classificados, cheia de propaganda. Saudades da clássica camisa da Dell'erba com patrocínio da Schincariol, usada na conquista do Brasileirão da Série C...
Elenco do Galo
A base do Ituano para este Paulistão é a seguinte: Roberto, Alex Ferreira, Thiago Gomes, Anderson Sales, Gustavo, Alan Mota, Bruno Martins, Alemão, Kleyton Domingues, Evando e Jefferson Luiz. No banco, o Galo ainda conta com o experiente Otacílio Neto, aquele mesmo de Noroeste e Corinthians.
Sugestões, dúvidas ou críticas? Entre em contato pelo meu Twitter, meu Facebook, meu blog ou minha página!