O TRATADO - Uma Aventura Ecológica
Esta semana tecemos comentários sobre o livro “O TRATADO” Uma Aventura Ecológica de Roberto Rodrigues, Roberto que atualmente vive em Sorocaba nasceu em São Paulo, é Técnico Agrícola e viveu 14 anos nos pomares de laranja.
As oportunidades de aprendizado, surgiram em empresas de renome no cenário citrícola nacional.
Segundo o autor, “O TRATADO” Uma Aventura Ecológica, é um romance, que aborda problemas e propõe uma profunda reflexão, sobre todos os nossos atos, contra a Mãe Natureza e ao Meio Ambiente, principalmente o desmatamento de nossas florestas, os maus tratos contra os animais, o ar poluído e dando um destaque ainda maior a questão da água, que a todo momento a todo instante está presente em nossas vidas, trata portanto, de temas atuais e presentes em nosso dia a dia.
Tornou-se conhecido como o escritor que vende seus livros de bar em bar.
Como não é um escritor conhecido, acredita não existir pessoa melhor, para falar sobre seu livro.
Outros escritores, fizeram o mesmo, sendo Plínio Marcos um dos precursores que nos vem a mente. Plínio usava como tribuna para vender seus livros nas saídas de espetáculos teatrais em São Paulo, capital.
Todo escritor, deve se preocupar, em nossa opinião em vender seu trabalho.
Encontramos no livro, entre crônicas e poesias, uma Carta Aberta a População e as Nações do Mundo, como segue abaixo:
Estamos aqui não para progredir.
Estamos sim para evoluir.
E se estamos aqui para evoluir, a evolução não deve ser conseqüência do progresso, pois não se evolui simplesmente por meio do progresso, no entanto simplesmente por intermédio da evolução se progride.
Nós seres humanos, estamos aqui para evoluir para crescer e o progresso deve ser uma conseqüência de todo esse processo.
A evolução está atrelada ao carinho, ao amor, ao respeito entre tudo que nos norteia, nada deve ser deixado de lado.
O amor, o carinho, o respeito, vão alem de um bom dia cordial dado com toda forma do nosso coração a seu familiar ou a seu colega de trabalho.
Devemos amar, dar respeito e tratar com carinho, todos os nossos semelhantes e oferecer ajuda quando necessário, mas tudo isso não basta, devemos também plantar todos esses nobres sentimentos em todo meio que vivemos.
Respeitar os meios naturais e todos os seres, também é evoluir e se assim fizermos, o progresso estará a menos de um passo de todos nós.
Como podemos ver através da leitura desta carta, esse é o pensamento do autor, que é preservar a natureza e o meio ambiente.
A estória começou a ser escrita a 20 anos, quando o autor era estudante e integrava um grupo de teatro, foi nesta época que escreveu a peça Triste Realidade, mais tarde transformada no livro “O TRATADO” Uma Aventura Ecológica, o livro foi feito pela Editora Ottoni, tem 160 páginas e a 1ª edição está totalmente vendida, Roberto providenciou uma 2ª edição, que estará a venda para todos os interessados na 2ª Semana do Escritor de Sorocaba a partir de 25 de julho.