Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 11 de junho de 2007

O Yôga nas empresas: moda ou tendência?

O Yôga nas empresas: moda ou tendência?
Desde que o Yôga Antigo (Swásthya Yôga) foi introduzido nas empresas, há mais de vinte anos, muitas mudanças ocorreram na economia e no universo empresarial. À medida que as pessoas adquiriam mais cultura e conquistavam maior acesso à informação, fosse por leituras, cursos, viagens ou simplesmente pela Internet, os empresários e executivos cada vez mais percebiam que estavam diante de uma grande descoberta. O Swásthya Yôga não produzia apenas bem-estar e qualidade de vida; não apenas combatia o stress; ele produzia riqueza!
 
No presente momento, contabilizamos um grande número de empresas que aplicam as técnicas respiratórias, técnicas orgânicas, exercícios de concentração e meditação do Swásthya Yôga, entre elas a Petrobrás, Johnson & Johnson, o Banco Europeu e outras.
 
Por que Presidentes, Vice-Presidentes e Diretores de grandes empresas parariam tudo para meditar ou respirar? Já não respiramos o dia inteiro? O que eles constataram foi que dedicando alguns instantes no meio do expediente, não apenas reduziam drasticamente o seu estresse e a pressão arterial, mas também obtinham uma eclosão de criatividade e rendimento. Mais do que isso: é comum que durante a prática de Swásthya Yôga alguém do primeiro escalão peça licença e pare os exercícios para tomar notas. Ocorrera, naquele momento, um fenômeno conhecido como intuição linear. Uma descoberta de valor inestimável aflorara ao consciente do profissional. Com esse conhecimento ele passará a frente da concorrência e, enquanto as demais empresas ainda estão gastando tempo e dinheiro para realizar pesquisas de mercado e outras, a que aplica as técnicas do Swásthya, o Yôga Antigo, já estará lá na frente.
 
Alguns empresários e executivos preferem praticar com personal Yôga trainner em suas casas enquanto não conseguem driblar a política ou a burocracia da empresa para introduzir o Yôga em seu dia-a-dia. Aqueles que percebem os rápidos efeitos que as técnicas proporcionam, logo ampliam o trabalho para toda empresa, oferecendo Yôga laboral aos seus funcionários, colhendo uma grande economia com dispensas médicas, faltas, e reconhecendo mais disposição e criatividade dos profissionais que têm acesso a essa forma de prática.
Comentários