Colunistas

Publicado: Sábado, 31 de outubro de 2015

Outubro, de final feliz

Outubro, de final feliz

Outubro, já glorioso de si mesmo porque rosa, nos seus estertores, viu Itu ser brindada com eventos da maior importância, entre outros naturalmente.

- O Poste da Paz.

Exatamente às nove horas da manhã do dia 29, por iniciativa das Irmãs de São José, mantenedoras do Centro Educacional Madre Teodora, que oferece ensino gratuito a crianças carentes, tomaram a si a decisão de também nesta cidade, na Praça que lhes é fronteiriça, Regente Feijó, no sentido de ali implantar o denominado - Poste da Paz.

Um projeto nascido no Japão, ainda em 1955 e logo após a explosão e impactos da bomba atômica sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Cuida-se de conclamar a não repetição -  nunca mais - desse flagelo, por sugestão do cidadão de nome Masahisa Goi. A ideia ganhou vulto e se espalhou pelo mundo, em mais de 180 países.

O Poste da Paz na verdade quer ser e tem sido então uma forma de oração silente e quanto mais silenciosa mais alto proclama aos quatro ventos que a "PAZ" prevaleça na terra.

As primeiras implantações aconteceram exatamente nas cidades vitimadas.

O Dalai Lama, o Papa João Paulo II, Madre Teresa e Jimy Carter, além de outras notáveis figuras públicas em todo o mundo, já inauguraram o Poste da Paz em diferentes países. Hoje, contam-se mais de duzentos mil postes implantados mundo afora, eis que quantas comunas o desejem num mesmo país poderão fazê-lo.

Em Itu, no entanto, ponto alto foi o momento dessa inauguração, no Largo do Patrocínio como popularmente se denomina aquele logradouro. Por sinal que não se informou seja talvez o de Itu o primeiro no Brasil.

O Monsenhor Durval de Almeida, em inspirada oração, procedeu à benção daquele Monumento tão singelo quanto sublime no seu significado e intenções.

Um desfile das crianças partiu da frente da Igreja e seguiu pelo centro do jardim, justamente as várias classes devidamente separadas. No grupo da frente, meninos e meninas, todos de branco, as meninas em vestes longas, organizaram-se em vários círculos, o primeiro deles, diminuto, a circundar o Poste, enquanto vários círculos se fechavam em torno dos primeiros. Tratava-se da “Dança de Rodas”, que a entusiasta dessas manifestações em Itu e fora daqui, Deborah Dubnner, promove semanalmente com adultos no Bosque Alceu Geribello e também ali, naquele núcleo, do Centro Promocional, duas vezes por semana.

Contagiante e comovente a formação de círculos, a Deborah conclamou também os demais participantes adultos a constituir a última das rodas e, destarte, na praça, todos os presentes cantaram e dançaram, sob hino de letra e música, propício e condizente. Emoção inenarrável.

Há de pairar sobre Itu a tão legítima e desejada PAZ, esperança de todos e dádiva de Deus.

Manhã inesquecível.

- APAE.

Dia seguinte, 30, também com começo às nove horas, eis que a imprensa e vereadores são convidados a visitar as obras, bem adiantadas, de uma fenomenal construção quanto a suas dimensões, a da futura sede da APAE de Itu.

Foram acolhidos os convidados, pela Presidente Ana Carolina, juntamente com o incansável Armando Micai, secundado este pelo Diretor Rodrigo e mais funcionários da Casa, após um café com pães e biscoitos confeccionados pelos próprios alunos e assistidos. Sob pormenorizada explicação de cada ambiente, foram percorridas todas as dependências das obras, em fase adiantada.

A começar por treze mil metros do terreno em si, longas alas se estendem, além do refeitório, também este de dimensão avantajada, para poder ser aproveitado eventualmente para comemorações.

Em paralelo, outro setor, mais propriamente voltado a internos que requerem assistência médica mais especializada.

Se se disser que o pasmo e a admiração surpreenderam os convidados, será dizer pouco do deslumbramento por se conhecer a nova sede da APAE que, como referência para sua localização, se instala em local além da Indústria Starret.

- Sincomercio.

No mesmo dia 30, à noite, uma data também da maior importância na cidade, justamente a comemoração do Jubileu de Ouro do Sincomercio, - Sindicato do Comércio de Itu, - para o que se promoveu à noite um congraçamento da Diretoria da entidade e seus funcionários, sob convite extensivo a um público seleto e mais pessoas gradas.

O Sincomercio tem endereço na rua Maestro José Vitório, imediações do Mercado. Um prédio de refinado gosto e aplicabilidade, dotado de recepção, auditório e representação da Junta Comercial no térreo, enquanto no andar superior acolhe a Escola do SENAC.

O local tem sido palco continuamente de uma ampla diversidade de conferências, apresentações e confraternização às mais variadas entidades.

Parabéns ao Presidente Carlos Alberto D´Ambrósio e ao Vice, José Luís de Oliveira, bem como aos demais componentes da homogênea Diretoria, Dr. Celso Francisco Brisotti, Paulo Alexandre Cortijo, Sílvio Roberto Savioli e Salvador Sebastião Aparecido Rafael.

Sem favor nenhum portanto, há de se reconhecer de prodigiosa sorte para esta cidade os estertores do mês de outubro nas datas de 29 e 30.

Naturalmente que estão igualmente programadas pela cidade tantas outras promoções, muitas justamente ainda na data de 31.

Um outubro benfazejo.

Sejam dadas graças a Deus!

Comentários