Práticas para o dia a dia - Adormecer
Esta é uma série de sugestões práticas para você alavancar seu desenvolvimento pessoal e conquistar alta performance em todas as áreas da sua vida. Esteja atento aos detalhes e não subestime as pequenas ações. Se você está chegando agora, leia os textos anteriores: Acordar, A Primeira Meditação, Identificação com o Mestre, Limpeza orgânica, Prática diária, Alimentação, Início de mais um belo dia de trabalho, Treinamento dos hemisférios cerebrais, Treinamento de autossuperação, Leitura diária e Corrente Macrocósmica. O próximo passo é:
Adormecer
Procure elevar os pés da cama, de forma a dormir com a cabeça mais baixa e as pernas mais altas. Como sempre, recomendamos que se faça tudo progressiva e cautelosamente. Se você tiver problemas cardíacos, hipertensão ou outra enfermidade, seja ainda mais prudente e consulte o seu médico.
A elevação dos pés pode ser obtida por vários meios simples e econômicos. Um deles é colocar pequenas tabuinhas mandadas cortar em tamanho idêntico para ir acrescentando uma a uma, aos poucos, elevando os pés da cama de meio em meio centímetro, até que alcance uma inclinação racional. Fuja dos exageros como o diabo da cruz.
Uma alternativa para não desnivelar a cama e não comprometer a decoração do quarto é colocar ripas sob o estrado, do lado que se quer elevar, uma de cada vez, como no caso anterior, até que ele esteja suficientemente elevado, sem, todavia, alterar a posição da cama em si.
Para quem pode gastar um pouco mais, já existem camas com estrados inclináveis que você pode colocar na posição que bem entender.
A posição ideal para o relaxamento é o decúbito dorsal com as mãos a um palmo dos quadris. Nessa posição, procure adquirir ou mandar fazer um apoio macio para a nuca, que não seja alto, mas que apóie a lordose fisiológica da coluna cervical. Dormir a noite toda nessa posição pode não ser bom para todas as pessoas. Verifique qual a melhor posição para o seu caso. Uma das melhores é de lado, com uma das pernas flexionada, trocando de lado várias vezes durante o sono (o que se torna automático depois de algum tempo). Nesse caso, um travesseiro maior é recomendável para evitar que o pescoço fique torto.
Seu quarto de dormir deve ser limpo e mantido arejado, mesmo nas noites frias. Se o frio for muito, cubra-se com boas mantas e edredons, mas procure não usar pijamas nem roupa alguma.
Antes de se deitar, pratique qualquer técnica de meditação durante um mínimo de cinco, uma média de 20 e um máximo de 30 minutos. Se estiver sem tempo, medite um minuto, mas não deixe de fazer seu exercício.
Sente-se, de preferência com as pernas cruzadas. Costas eretas, olhos fechados.
Vamos repetir as instruções dadas para a primeira meditação do dia:
Você pode escolher como método de meditação o primeiro grau, que consiste em concentrar-se sobre um símbolo. Ou o segundo grau, que consiste em concentrar-se em um som. Ou o terceiro grau, que é iniciático. Se optar pelo método de primeiro grau, você pode selecionar praticamente qualquer imagem que não seja demasiadamente complexa e com a qual tenha laços de afinidade. Pode ser uma chama, uma flor, um símbolo, um rosto de pessoa que tenha um significado especial. Caso deseje aprofundar a empatia com seu Mestre, utilize o rosto dele como objeto de concentração e identificação.
No final da meditação, condicione-se mentalmente no sentido de que o seu corpo adormeça e descanse bem, mas que a sua consciência permaneça cada vez mais acordada e lúcida durante o sono, para que você participe conscientemente, possa tomar decisões e assimilar os ensinamentos que surgirem nesse período de mergulho no psiquismo.
Com o passar do tempo você poderá desenvolver a capacidade de manter a lucidez ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive durante o sono. Um setor do cérebro dorme e outro observa o que aflui das áreas subjetivas da consciência. Nesse ínterim você pode trabalhar em projetos artísticos, intelectuais e outros. E pode, ainda, praticar meditação, mesmo com o corpo adormecido, para explorar a intuição linear.
Para os que gostam de praticar sob orientação, recomendo o CD Desenvolva a sua Mente para a prática de mentalização que precede o sono, e o de Reprogramação Emocional para relaxar e adormecer sob a indução de ordens positivas. Mas escute-o antes, para saber se lhe convém o conteúdo dessa reprogramação. Os dois CDs encontram-se à disposição no site www.MetodoDeRose.org
(adaptação de texto do Prof. DeRose)