Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Práticas para o dia a dia - Leitura diária

Esta é uma série de sugestões práticas para você alavancar seu desenvolvimento pessoal e conquistar alta performance em todas as áreas da sua vida. Esteja atento aos detalhes e não subestime as pequenas ações. Se você está chegando agora, leia os textos anteriores: Acordar, A Primeira Meditação, Identificação com o Mestre, Limpeza orgânica, Prática diária, Alimentação, Início de mais um belo dia de trabalho, Treinamento dos hemisférios cerebrais e Treinamento de autossuperação. O próximo passo é:

Leitura diária

Resista heroicamente à tentação de ler qualquer coisa. Melhor é reler várias vezes um bom livro do que ler livros novos que não acrescentem aprendizados importantes à sua área de estudo.

O estudo, para ser eficiente, tem que ser diário. Para quem tem tempo, o ideal é destinar um período do dia para sentar-se quieto e ler sem ser interrompido durante algumas horas. Se você não tem tempo, a solução é carregar o livro, papel e lápis para onde quer que vá. Sempre que precisar esperar alguém ou alguma coisa, abra o livro. Vai ver quanto tempo desperdiçamos durante o dia, esperando... Em casa, pelo menos alguns minutos antes de dormir são aconselháveis. Tempo? Basta eliminar o hábito de assistir televisão. Você ganha algumas horas produtivas por dia.

Não leia sem ter papel onde fazer anotações e lápis para sublinhar no próprio livro as passagens mais importantes. Dá pena rabiscar um livro, mas essa é a única maneira de aprender. Usando grafite ao invés de tinta, ficamos com a consciência tranqüila por não ter danificado o exemplar, ou comprando dois exemplares, um para rabiscar e outro para preservar intacto.

(adaptação de texto do Prof. DeRose)

Comentários