Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Práticas para o dia a dia - Limpeza orgânica

Esta é uma série de sugestões práticas para você alavancar seu desenvolvimento pessoal e conquistar alta performance em todas as áreas da sua vida. Esteja atento aos detalhes e não subestime as pequenas ações. Se você está chegando agora, leia os textos anteriores: Acordar, A Primeira Meditação e Identificação com o Mestre. O próximo passo é:

Limpeza orgânica

Os praticantes do Método DeRose conhecem diversas técnicas de limpeza e o melhor horário para praticá-las é logo pela manhã. Se você não possui orientação de um instrutor formado, utilize as técnicas incorporadas pela nossa cultura, como escovar os dentes. Utilize uma escova macia e lembre-se de massagear carinhosamente as gengivas. No final, escove vigorosamente a língua.

As pastas dentifrícias são menos importantes que a escovação, mas podem ser usadas desde que variando todos os tipos e marcas. Experimente também soluções antissépticas.

O rodízio de tipos e marcas é uma regra geral que deve ser adotada como norma de vida, aplicada a quase tudo: marca de água mineral, tipo de panela (ferro, vidro, aço, cerâmica, pedra, ágata), ervas para chá (infusão), etc. A finalidade disto é evitar a saturação de alguns elementos em detrimento de outros, bem como minimizar a irritação eventualmente causada por fatores de agressão ao organismo e que estão presentes em praticamente todas as substâncias, mesmo nas mais naturais e até nas medicinais.

Eduque seu intestino para que evacue um número de vezes igual ao de refeições que fizer. Evite papel higiênico, que agride as mucosas. Sempre que puder faça a higiene com água e sabão.

Um bom momento para tomar o primeiro banho do dia é ao levantar-se. A água é um elemento purificador, não apenas do corpo. Quem não experimentou a sensação de restauração quando estava fatigado e tomou uma ducha?

No caso de mais de uma ducha no mesmo dia, procure usar o sabonete só uma vez. Mesmo para essa vez, escolha um sabonete tão neutro quanto possível. Se tiver cabelos curtos, lave-os todos os dias. Compridos, sempre que puder. Massageie o couro cabeludo.

Faça das atividades mais corriqueiras motivos para aperfeiçoar-se. Se o sabonete escorregar da mão, treine seus reflexos, agarrando-o no ar. Vai ver que não é tão difícil. Isso irá reprogramá-lo para, em situações inesperadas, não ficar paralisado deixando a circunstância seguir seu curso até a consumação. Você desenvolverá reflexos rápidos para uma pronta reação. Este treinamento poderá salvar a sua vida.

No final, uma chuveirada fria, mesmo no inverno. Se for sacrifício, vá-se habituando aos poucos, cada dia uma parte do corpo. Além dos benefícios para a circulação, para a pele, para os cabelos, para os músculos, ajudando a reduzir flacidez, ainda constitui esforço sobre si mesmo, visando à autossuperação.

(adaptação de texto do Prof. DeRose)

Comentários