Quem leva o Brasileirão?
Certo ou errado: faltando apenas quatro rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, fica mais fácil apontar um possível campeão. Errado. Esse é o Brasileirão mais equilibrado desde que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos. Os seis primeiros colocados da competição ainda têm chances de levantar o caneco. Claro que uns com mais, outros com (bem) menos. Mas na realidade, chance mesmo só Corinthians e Vasco (os líderes) possuem.
Se existisse justiça no futebol, o Corinthians levaria a taça com tranquilidade. Afinal, das 34 rodadas disputadas, o Coringão foi líder por 23. Uma marca e tanto. O Timão sempre esteve no pelotão de frente, mesmo quando ameaçou cair de rendimento. Não mostrou o futebol mais bonito e ofensivo, mas conta com uma defesa sólida que só levou 35 gols em todo campeonato. O alvinegro paulista também tem como cartas na manga dois volantes excelentes: Paulinho e Ralf, que muitas vezes colaboram lá na frente. E o atacante Emerson, bicampeão brasileiro, que tem sido muito importante nos últimos jogos.
Mas será que a "justiça do futebol" (que não existe) deve premiar apenas o time que joga com o regulamento embaixo do braço? Aquele que apresenta um jogo truncado, mas eficaz como o do Corinthians? Acho que não. A justiça do futebol também premia o futebol bonito, alegre e ofensivo. Também premia o Vasco. O cruzmaltino é único time da competição que tem lampejos de genialidade (isso tirando o Santos de Neymar, visivelmente desinteressado pelo Brasileirão). Com um Diego Souza fazendo as pazes com seu bom futebol e o melhor zagueiro do Brasil, Dedé, o clube carioca tem a mesma possibilidade de ser campeão que o Corinthians.
No futebol, os números dizem tudo e nada ao mesmo tempo. Retrospecto não ergue taça. Nem mesmo a classificação atual faz isso. O título só será decidido quando, no dia 04 de dezembro de 2011, o árbitro do último jogo levante os braços sinalizando o fim da partida.
Por isso, não tenho medo de afirmar: o campeão brasileiro de 2011 será o....