"Super-Ave" mergulha até o fundo do mar

Uma equipe de pesquisadores argentinos apoiados pela Sociedade para Conservação da Vida Selvagem (WCS) e pelo Conselho Argentino de Pesquisa (CONICET) acoplou um câmera nas costas de uma ave marinha da espécie Cormorão Imperial (Phalacrocorax atriceps) para pesquisar seus hábitos alimentares.
Segundo os biólogos Martin Mendez e Flavio Quintana envolvidos com o projeto, esta foi a primeira vez que os cientistas foram capazes de observar a ave mergulhar até o fundo do mar, fato até então desconhecido pelos pesquisadores.
Os cormorões imperiais da Argentina vivem em grandes colônias no litoral da Patagônia e ilhas do país. O grupo de ornitólogos argentinos que estuda a espécie tinha como principal objetivo investigar e documentar situações onde o animal se alimentava e registrou um belíssimo vídeo do mergulho de uma das aves estudada.
O fato destes cormorões sempre retornarem exatamente para os mesmos ninhos em sua colônias foi bastante favorável a realização do projeto pois tornou simples a recuperação da câmera, os cientistas precisaram apenas aguardar algum tempo e reencontrar o cormorão em seu regresso do mar.
A equipe agora pretende elaborar um banco de dados sobre a espécie, incluindo métodos de caça e itens alimentares incluídos em sua dieta.